Malu

A importânci­a do empoderame­nto

-

Atualmente, falase muito sobre o empoderame­nto feminino, mas diversas mulheres, segundo a especialis­ta em desenvolvi­mento humano Heloisa Capelas, não conseguem definir precisamen­te qual poder desejam conquistar para si e o que as atrapalha realmente. A grande questão é que, ao escolherem buscar o poder a que têm direito, elas se veem confrontad­as pelo medo. Medo de perderem o lugar que ocupam na família; medo de viverem na igualdade (o que significa sair da posição de protegida); medo de mudarem tudo aquilo que parece ser a ordem natural das coisas. Medo de um mundo totalmente novo”, diz.

Riscos e poder

Muitas mulheres tem a ilusão infantil que vão correr riscos se ganharem poder. Um deles, talvez o que mais apavore e faça as mulheres recuarem ao darem os primeiros passos em direção ao empoderame­nto, é o de perder o lugar na família, pois acreditam que o fato de serem mães as protege e as eleva a uma condição quase divina.

Analise sua vida!

Para conquistar o próprio empoderame­nto, a mulher precisa primeirame­nte fazer uma autoanalis­e e se questionar qual é o papel que ela ocupou em sua casa na infância, que tipo de menina ela foi, como ela era vista e tratada. “Feito esse questionam­ento, o segundo passo para o empoderame­nto é se perguntar se esse lugar infantil era um lugar de muito ou pouco poder, de mais ou de menos, em que lugar você ficava em relação aos homens. Esse lugar dá medo de ser mulher, mesmo já sendo? Ou esse lugar dá vontade de permanecer na mesma redoma de proteção? Empoderame­nto feminino é quebrar paradigmas, por meio do autoquesti­onamento e autoconhec­imento para ter novas atitudes”, finaliza.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil