A im­por­tân­cia do em­po­de­ra­men­to

Malu - - A Força Do Querer -

Atu­al­men­te, fa­la­se mui­to so­bre o em­po­de­ra­men­to fe­mi­ni­no, mas di­ver­sas mu­lhe­res, se­gun­do a es­pe­ci­a­lis­ta em de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no He­loi­sa Ca­pe­las, não con­se­guem de­fi­nir pre­ci­sa­men­te qual po­der de­se­jam con­quis­tar pa­ra si e o que as atra­pa­lha re­al­men­te. A gran­de ques­tão é que, ao es­co­lhe­rem bus­car o po­der a que têm di­rei­to, elas se ve­em con­fron­ta­das pe­lo me­do. Me­do de per­de­rem o lu­gar que ocu­pam na fa­mí­lia; me­do de vi­ve­rem na igual­da­de (o que sig­ni­fi­ca sair da po­si­ção de pro­te­gi­da); me­do de mu­da­rem tu­do aqui­lo que pa­re­ce ser a or­dem na­tu­ral das coi­sas. Me­do de um mun­do to­tal­men­te no­vo”, diz.

Ris­cos e po­der

Mui­tas mu­lhe­res tem a ilu­são in­fan­til que vão cor­rer ris­cos se ga­nha­rem po­der. Um de­les, tal­vez o que mais apa­vo­re e fa­ça as mu­lhe­res re­cu­a­rem ao da­rem os pri­mei­ros pas­sos em di­re­ção ao em­po­de­ra­men­to, é o de per­der o lu­gar na fa­mí­lia, pois acre­di­tam que o fa­to de se­rem mães as pro­te­ge e as ele­va a uma con­di­ção qua­se di­vi­na.

Ana­li­se sua vi­da!

Pa­ra con­quis­tar o pró­prio em­po­de­ra­men­to, a mu­lher pre­ci­sa pri­mei­ra­men­te fa­zer uma au­to­a­na­li­se e se ques­ti­o­nar qual é o pa­pel que ela ocu­pou em sua ca­sa na in­fân­cia, que ti­po de me­ni­na ela foi, co­mo ela era vis­ta e tra­ta­da. “Fei­to es­se ques­ti­o­na­men­to, o se­gun­do pas­so pa­ra o em­po­de­ra­men­to é se per­gun­tar se es­se lu­gar in­fan­til era um lu­gar de mui­to ou pou­co po­der, de mais ou de me­nos, em que lu­gar vo­cê fi­ca­va em re­la­ção aos ho­mens. Es­se lu­gar dá me­do de ser mu­lher, mes­mo já sen­do? Ou es­se lu­gar dá von­ta­de de per­ma­ne­cer na mes­ma re­do­ma de pro­te­ção? Em­po­de­ra­men­to fe­mi­ni­no é que­brar pa­ra­dig­mas, por meio do au­to­ques­ti­o­na­men­to e au­to­co­nhe­ci­men­to pa­ra ter no­vas ati­tu­des”, fi­na­li­za.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.