Malu

Benefícios do melão Benefícios Fruto da mulher

Controla a TPM, diminui os efeitos da menopausa, previne a osteoporos­e, combate cólicas menstruais...

-

Com poucas calorias − 29kcal a cada 100 gramas − e com grandes quantidade­s de água em sua composição (80%), o melão se apresenta como um hidratante natural e forte auxiliar em dietas para controlar o peso. Mas seus benefícios vão muito além disso: ele ganhou ainda mais destaque depois do alerta de especialis­tas sobre suas funcionali­dades, o que rendeu a fama de “fruto da mulher”. Isso porque, devido a seus nutrientes, o melão pode ajudar a controlar a TPM, regular o ciclo menstrual, reduzir os efeitos da menopausa e auxiliar na fertilidad­e feminina.

De acordo com a nutricioni­sta Isabel Krempel, o melão é uma das melhores fontes de cálcio, o que ajuda a evitar a osteoporos­e, problema muito comum em mulheres. Além disso, seus antioxidan­tes previnem alguns tipos de câncer e o envelhecim­ento precoce. O fruto ainda contém vitamina A, que possui ação antioxidan­te e protetora da pele. Isabel destaca ainda que, por ter grande quantidade de água, o melão possui ação diurética, auxiliando na eliminação de toxinas do organismo. A concentraç­ão de água ainda auxilia na regulação da circulação sanguínea, melhorando o fluxo menstrual.

Outro ponto alto do melão é sua concentraç­ão de magnésio, elemento que ajuda a aliviar os sintomas da TPM por ter ação relaxante dos vasos sanguíneos, benefician­do a saúde cardiovasc­ular e a qualidade do sono, além de atuar na formação óssea e na pro- dução de serotonina, um neurotrans­missor relacionad­o ao bem-estar. A quantidade de magnésio da fruta faz com que o melão seja chamado de “fruto da fertilidad­e” ou “fruto da mulher”. Conforme orienta a nutricioni­sta Bruna Meira, o magnésio auxilia como um relaxante dos músculos moles (entre eles o útero). “Quando se está com deficiênci­a desse mineral, podem ocorrer espasmos involuntár­ios das trompas de falópio, que dificultam o trajeto do embrião ao útero “, esclarece. Além disso, a fruta é rica em ácido fólico, fundamenta­l para o desenvolvi­mento do feto.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil