Malu

Carne vermelha é prejudicia­l à saúde?

-

U ma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que comer muita carne vermelha aumenta o risco de doenças como diabetes e câncer. Mas, segundo a nutricioni­sta comportame­ntal Patrícia Cruz, a carne vermelha não é contraindi­cada, só é preciso reduzir a frequência de consumo. “É importante variar os nutrientes consumidos, por exemplo, no tipo de preparo”, afirma Patrícia.

Carne vermelha x branca

De acordo com a nutricioni­sta é importante esclarecer o que é considerad­o carne vermelha e carne branca. O grupo de carnes vermelhas inclui: bovina, suína, cordeiro e entre outros. Já o grupo de carnes brancas é composto apenas por aves e peixes. Patrícia conta que a vermelha se diferencia da branca por apresentar maior concentraç­ão de ferro, maior teor de gordura saturada (dependendo do corte), vitamina B12 e maior quantidade de colesterol. “O teor de gordura da carne vermelha sempre vai depender do corte. Se optarmos por cortes mais ‘gordos’ como cupim, costela e picanha, o teor de gordura saturada e colesterol será bem elevado”, comenta.

Consumo correto

“O ideal é que o consumo de carne vermelha não ultrapasse três vezes na semana e os demais dias devem ser compostos por aves e peixes”, sugere a especialis­ta. Para os peixes, a recomendaç­ão mais comum é manter o consumo de uma a duas vezes na semana. Recomenda-se consumir opções como salmão, sardinha, cavalinha e atum, pois, são fontes de ômega 3 e gordura insaturada que evitam a agregação plaquetári­a que consequent­emente previnem doenças cardiovasc­ulares.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil