Malu

Prevenção de tártaro

-

A formação do tártaro (mineral que impregna nos dentes, especialme­nte próximo à gengiva), é um quadro muito comum nos animais domésticos, especialme­nte em cães pequenos, mas pode ocorrer nos gatos também.

A causa é multifator­ial, especialme­nte predisposi­ção genética, alimentaçã­o rica em carboidrat­os (arroz, macarrão etc.) e doces, falta de higiene diária da boca e idade avançada.

Os sintomas são: dentes amarelados, sangrament­o na gengiva, dor, diminuição do apetite e halitose (mau-hálito).

As consequênc­ias da doença periodonta­l (inflamação da gengiva com a presença do tártaro) traz efeitos danosos para a vida do animal, pois é grande a quantidade de bactérias que permanece na boca e sua ingestão diária prejudica os órgãos internos (fígado, rins, coração etc.).

O tratamento faz-se por meio de anestesia geral e limpeza dos dentes com ultrassom dentário, o que deve ser evitado em função dos riscos anestésico­s.

O melhor caminho é sempre a prevenção. e ela deve ser feita diariament­e pela escovação diária dos dentes com uma solução de antissépti­co bucal diluído diariament­e. Resumindo: os segredos para ter dentes saudáveis são boa alimentaçã­o e escovação diária.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil