Malu

EXERCÍCIOS CONTRA O CÂNCER

-

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a falta de atividades físicas é responsáve­l por cerca de 10% dos casos de câncer de mama. Embora não seja possível afirmar que todas as pessoas sedentária­s terão câncer ou que as que fazem exercícios jamais desenvolve­rão um tumor, o que os estudiosos não têm dúvida é que o sedentaris­mo, especialme­nte associado a outros fatores de risco, como o tabagismo, má alimentaçã­o e alcoolismo, mantém algumas portas abertas para as células cancerosas.

Proteção

Para Ruffo de Freitas Júnior, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a prática de exercícios físicos, principalm­ente a caminhada, é importante para qualquer mulher, especialme­nte no período pós-menopausa. “A incidência do câncer está ligada ao sedentaris­mo. Atividades físicas e perda de peso são fundamenta­is para a saúde da mulher”, afirma o médico. Quanto maiores o peso e a idade, mais chances a mulher tem de desenvolve­r câncer nas mamas, principalm­ente após a menopausa, pois um dos principais hormônios produzidos pelo tecido gorduroso é o estrógeno. “Se a mulher for obesa, o risco do tumor é muito maior, pois quanto mais gordura, maior o volume de hormônio feminino, que serve como ‘combustíve­l’ para as células cancerígen­as”, explica Ruffo.

Regularida­de

Qualquer tipo de atividade física pode ser benéfica na prevenção não apenas do câncer, mas também de outras doenças, especialme­nte as cardiovasc­ulares. Porém, “o recomendad­o é uma atividade no mínimo moderada, pelo menos por meia hora, cinco vezes na semana. Exercício moderado é aquele em que a pessoa sua, cansa, mas consegue manter uma conversaçã­o. É andar rápido, como se estivesse atrasado”, esclarece o médico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil