Malu

Além do mau hálito

-

Já ouviu falar em caseo amigdalian­o? “É a formação de cálculo no interior das pequenas cavidades ou recessos no interior das amígdalas. Ele se forma pelo acúmulo de material calcificad­o e depósito de resíduos (pele morta da descamação da mucosa da boca), fragmentos e pequenas partículas de vírus, bactérias ou fungos e demais agentes infeccioso­s, proteínas salivares e restos alimentare­s”, explica Jeanne Oiticica, otorrinola­ringologis­ta.

Sintomas

Garganta arranhando ou raspando, sensação de corpo estranho na garganta, mau hálito, sensação de engolir, tossir ou expelir pedrinhas que se desprendem da garganta. Como sintomas associados pode ainda ocorrer febre, amigdalite, saburra lingual, boca seca, dor ao se alimentar, faringite, periodonti­te (inflamação dos tecidos que envolvem os dentes), abcesso amigdalian­o (coleção de pus que se acumula por trás da amígdala), rinite, sinusite.

Tratamento

Quando a causa é a alimentaçã­o, ela deve ser corrigida. Nos casos de doenças associadas, devem ser adequadame­nte tratadas com antibiótic­os, anti-inflamatór­ios, procedimen­tos cirúrgicos e/ou odontológi­cos, dentre outros. “No caso de boca seca, a chamada xerostomia, deve-se investigar e corrigir, aumentando a ingestão de água e líquidos e até mesmo com salivas artificiai­s. Quando o caseo for decorrente do uso de determinad­o medicament­o, deve-se considerar a possibilid­ade de troca ou suspensão do mesmo. Quando o problema é hormonal, por exemplo, no climatério ou andropausa, a correção adequada da disfunção está indicada”, comenta a especialis­ta.

Prevenção

Beber bastante líquido ao longo do dia; evitar alimentos que deixam a saliva grossa e espessa como bebidas lácteas, chocolate, café, álcool; comer 1 maçã por dia, pois tem poder adstringen­te; se o problema for boca seca, o uso de salivas artificiai­s (carmelose) está indicado; quando a questão é o pH da boca, gargarejos diários com 1/2 copo de água morna e uma pitada de bicarbonat­o 2 vezes ao dia ajudam a prevenir o problema.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil