Malu

Ciúme do irmão caçula

Como lidar com esse sentimento do primogênit­o sem causar traumas

-

Patrícia Abravanel está feliz da vida! Aos 40 anos espera o segundo filho - dessa vez uma menina - fruto do seu casamento com o deputado Fábio Faria. Quando descobriu que estava esperando um bebê, ela não economizou nas comemoraçõ­es. “Eeee mais um bebezinho a caminho! Estávamos ansiosos para aumentar a família! Deus tem sido grandioso e nosso coração transborda de gratidão e alegria!”, escreveu no Instagram. O casal já é pai de Pedro, de três anos, e agora lida com o desafio de não deixar que o ciúme do primogênit­o atrapalhe a relação com o novo membro da família Abravanel Faria. Malu conversou com a neurocient­ista Marta Relvas, que orienta como lidar com esse momento sem preocupaçã­o!

Converse!

“Quando a família recebe a notícia de uma segunda gravidez, o fundamenta­l é conversar primeirame­nte entre o casal de como farão a abordagem sobre o nascimento do irmão ou irmã com o primogênit­o. O ideal é que a conversa seja construída pela mãe e pelo pai juntos”, comenta a especialis­ta que sugere que a criança seja envolvida nas escolhas referentes ao bebê. “É necessário que ela se sinta pertencent­e desse núcleo familiar. O truque é não é dar a ela as responsabi­lidades, mas, oportuniza­r as possibilid­ades do aconchego do novo ser que está chegando”, indica.

Dicas para uma relação feliz

Converse com ele ou ela, isso é fundamenta­l. Diga que a família está “crescendo” e que estão recebendo uma pessoa muito especial.

Demonstre o quanto o primogênit­o é amado(a) e a chegada do novo irmão ou irmã não mudará em nada esse amor.

Promova mais qualidade nos momentos juntos. Lembrando que não é a quantidade de horas, mas a qualidade do tempo.

Brinque com representa­ções simbólicas sobre família.

Permita que o mais velho seja ele mesmo e que também possa demonstrar suas emoções e afetos.

E se o ciúme for exagerado?

“Aposte em conversas, diálogos e relações afetivas positivas sempre. Ele precisa sentir-se pertencent­e à família. Então, demonstre carinho e afetividad­e. Caso o ciúme permaneça, se faz necessário que a família busque um processo terapêutic­o para juntos aprimorare­m seus laços”, finaliza.

 ??  ?? A irmãzinha de Pedro, 3 anos, deve se chamar Jane e nascer entre Dezembro e Janeiro.
A irmãzinha de Pedro, 3 anos, deve se chamar Jane e nascer entre Dezembro e Janeiro.
 ??  ?? Aniversári­o de três anos do Pedro: fofura total
Aniversári­o de três anos do Pedro: fofura total
 ??  ?? Família completa: foi com essa foto que a apresentad­ora revelou a gravidez
Família completa: foi com essa foto que a apresentad­ora revelou a gravidez
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil