OS RIS­COS DO ÁL­CO­OL E DO SOBREPESO

Malu - - Saúde Da Mulher -

E xces­so de pe­so e con­su­mo ex­ces­si­vo de ál­co­ol au­men­tam as chan­ces de de­sen­vol­vi­men­to de tu­mo­res. De acor­do com o Car­los Al­ber­to Ruiz, mas­to­lo­gis­ta do Cen­tro de On­co­lo­gia do Hos­pi­tal Ale­mão Oswaldo Cruz, per­der pe­so após a in­ter­rup­ção dos ci­clos mens­tru­ais (me­no­pau­sa) pode fazer mui­ta di­fe­ren­ça na pre­ven­ção de nó­du­los ma­lig­nos. Já so­bre a be­bi­da al­coó­li­ca, o mé­di­co ex­pli­ca: “con­su­mir ál­co­ol em do­ses ele­va­das, pre­ju­di­ca a fun­ção he­pá­ti­ca e con­se­quen­te­men­te in­flu­en­cia a con­cen­tra­ção de es­tro­gê­nio no or­ga­nis­mo, hormô­nio for­te­men­te as­so­ci­a­do ao cân­cer de ma­ma”.

Ro­ti­na do bem

A ado­ção de ali­men­ta­ção sau­dá­vel, da prá­ti­ca re­gu­lar de ati­vi­da­de fí­si­ca e da re­a­li­za­ção da ma­mo­gra­fia são es­sen­ci­ais para a pre­ven­ção da do­en­ça. “Se não há histórico fa­mi­li­ar de cân­cer de ma­ma, a par­tir dos 40 anos to­da mu­lher de­ve re­a­li­zar ma­mo­gra­fia anu­al­men­te. O cân­cer de ma­ma tem ori­gem mul­ti­fa­to­ri­al, por is­so é in­di­ca­do que to­da mu­lher re­a­li­ze os exa­mes pe­rió­di­cos para a de­tec­ção pre­co­ce de le­sões pré-can­ce­ro­sas”, afir­ma o mas­to­lo­gis­ta.

Mais ce­do, mais re­sul­ta­dos

O es­pe­ci­a­lis­ta diz ain­da que um tu­mor pode le­var de oi­to a dez anos para atin­gir um cen­tí­me­tro de di­â­me­tro. Des­sa for­ma, des­co­brir o cân­cer em fa­se ini­ci­al pode im­pac­tar to­tal­men­te no re­sul­ta­do do tra­ta­men­to e au­men­tar as chan­ces de cu­ra da pa­ci­en­te. Quan­to mais pre­co­ce for o di­ag­nós­ti­co mai­or é chan­ce de cu­ra, me­nor é a mu­ti­la­ção e, con­se­quen­te­men­te, me­lhor é a qua­li­da­de de vi­da da pa­ci­en­te.

De olho nos sin­to­mas

Ver­me­lhi­dão, ca­ro­ços, pe­le en­du­re­ci­da, áre­as es­tu­fa­das, fe­ri­das, co­cei­ras e saí­da de lí­qui­do do bi­co dos sei­os (sem aper­tar) de cor ver­me­lha ou trans­pa­ren­te são sin­to­mas que de­vem le­var a mu­lher a pro­cu­rar um mas­to­lo­gis­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.