Malu

OS RISCOS DO ÁLCOOL E DO SOBREPESO

-

E xcesso de peso e consumo excessivo de álcool aumentam as chances de desenvolvi­mento de tumores. De acordo com o Carlos Alberto Ruiz, mastologis­ta do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, perder peso após a interrupçã­o dos ciclos menstruais (menopausa) pode fazer muita diferença na prevenção de nódulos malignos. Já sobre a bebida alcoólica, o médico explica: “consumir álcool em doses elevadas, prejudica a função hepática e consequent­emente influencia a concentraç­ão de estrogênio no organismo, hormônio fortemente associado ao câncer de mama”.

Rotina do bem

A adoção de alimentaçã­o saudável, da prática regular de atividade física e da realização da mamografia são essenciais para a prevenção da doença. “Se não há histórico familiar de câncer de mama, a partir dos 40 anos toda mulher deve realizar mamografia anualmente. O câncer de mama tem origem multifator­ial, por isso é indicado que toda mulher realize os exames periódicos para a detecção precoce de lesões pré-cancerosas”, afirma o mastologis­ta.

Mais cedo, mais resultados

O especialis­ta diz ainda que um tumor pode levar de oito a dez anos para atingir um centímetro de diâmetro. Dessa forma, descobrir o câncer em fase inicial pode impactar totalmente no resultado do tratamento e aumentar as chances de cura da paciente. Quanto mais precoce for o diagnóstic­o maior é chance de cura, menor é a mutilação e, consequent­emente, melhor é a qualidade de vida da paciente.

De olho nos sintomas

Vermelhidã­o, caroços, pele endurecida, áreas estufadas, feridas, coceiras e saída de líquido do bico dos seios (sem apertar) de cor vermelha ou transparen­te são sintomas que devem levar a mulher a procurar um mastologis­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil