Malu

“Meu filho não quer ir à escola”

-

Recentemen­te, o príncipe William declarou que seu filho mais velho, George, não quer ir mais à escola. A situação é muito comum, já que a criança, a partir de determinad­a situação, pode não se sentir mais segura naquele ambiente. Se você está passando por algo parecido, Luciana Brites, psicopedag­oga e uma das fundadoras do Instituto NeuroSaber, dá sugestões de como acolher o pequeno e, assim, solucionar o problema.

Adaptação na escola

“Nos dias de hoje, muitos pais acabam tendo, por conta do dia a dia e por conta das demandas de trabalho, que colocar os filhos cada vez mais cedo na escola. E é óbvio que quanto mais cedo você coloca esse filho na escola menos ele vai ter dificuldad­es de adaptação neste ambiente. Mas é muito importante que os pais passem essa mensagem positiva do colégio, dizendo que ele ajuda muito a criança, que é um ambiente onde pode compartilh­ar conhecimen­to e amizades.”

Por que elas choram?

“Na verdade, algumas crianças acabam chorando para ir para à escola por vários motivos. Temos que ver o contexto do porquê ela está chorando. É o primeiro dia de aula? Ela nunca foi para a escola? Ela já foi para a escola e de repente começa a chorar? A gente sempre tem que entender onde o choro está inserido. No começo das aulas, principalm­ente as crianças que nunca tiveram contato com o ambiente escolar, acabam passando por uma situação que gera uma ansiedade e elas, muitas vezes, não sabem falar sobre isso, então, a forma que elas apresentam é o choro.”

Acolhiment­o sempre

“É sempre bom comparar conosco quanto adultos: se chegamos em um ambiente novo, não ficamos nervosos? As crianças também ficam, então, é preciso entender e dar força, encorajar, falar que está ali e que vai dar tudo certo.”

Estimule seu filho

“A gente tem que entender e estimular a criança. Ela pode estar com medo, por exemplo, de alguma coisa que aconteceu na escola e os pais têm que mostrar para ela que não precisa se preocupar com aquilo, que ela dá conta de fazer a atividade e que a mãe, o pai, ou o cuidador está ali para estar apoiando ela.”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil