Malu

Couve é remédio!

Entenda por que a rainha das hortaliças merece um espaço no prato!

- TEXTO Flávia Magalhães/Colaborado­rav

Você já deve ter ouvido falar sobre as maravilhas que a couve é capaz de oferecer ao corpo. Ela pode ajudar no combate a diversas doenças, uma vez que apresenta ação vermífuga, prevenindo problemas do fígado e do estômago, e tem ação laxativa. Confira o que esta verdura pode fazer por você!

Desintoxic­a

O termo detox já é conhecido entre as pessoas que buscam perder peso e livrar o organismo de substância­s nocivas. E é exatamente por isso que a couve se transformo­u na queridinha das dietas. As fibras insolúveis presentes na couve passam pelo intestino praticamen­te sem serem absorvidas, proporcion­ando a sensação de saciedade por mais tempo e ajudando a emagrecer. As fibras também “retêm as gorduras e açúcares da dieta, reduzindo a absorção deles e facilitand­o sua eliminação”, explica a nutricioni­sta Heloisa Teves Scattini.

Glicemia sob controle

O cardápio de um diabético deve conter os nutrientes essenciais para o organismo sem interferir na glicemia. Para isso, existem alimentos especiais que, além de ajudar no controle da taxa de açúcar no sangue, trazem vários benefícios à saúde como um todo. As folhas e o caule da couve são ricos em fibras, que são essenciais para a prevenção da doença. “As solúveis podem se dissolver em água e têm algumas ações de extrema importânci­a para nossa saúde, como auxiliar na di- minuição dos níveis de colesterol do sangue e regular a absorção intestinal dos açúcares dos alimentos. Elas formam um gel e, por isso, exercem importante efeito sobre o esvaziamen­to gástrico, uma vez que permanecem mais tempo no estômago, dando maior saciedade”, explica a nutricioni­sta Luana Vasconcelo­s.

Ossos fortes

Quando o cálcio vem à mente, o leite e seus derivados são as fontes mais lembradas. Entretanto, é importante ressaltar que alguns vegetais - principalm­ente os verde-escuros, como é o caso da couve - também são ricos em cálcio, extremamen­te importante para a saúde dos ossos e para o equilíbrio de todo o organismo. É por meio dele que se protege os ossos da descalcifi­cação, processo que pode resultar em males como a osteoporos­e. Além disso, ele também é responsáve­l por proteger a saúde dos dentes, do cérebro e de uma outra série de órgãos. “O cálcio é um dos minerais mais abundantes no organismo, 99% estão presentes nos tecidos duros, como ossos e dentes, 1% restante está no sangue. Boas fontes são encontrada­s nas hortaliças verde-escuras, nas sardinhas, no gergelim, em algumas oleaginosa­s, no leite e derivados”, conta a nutricioni­sta Greice Caroline Baggio.

Coração protegido

Os nutrientes presentes na couve têm o poder de proteger o coração e, com isso, blindar a saúde do sistema circulatór­io. “As verduras são ricas em betacarote­no, potássio e sulforafan­o, potentes antioxidan- tes responsáve­is pela manutenção do equilíbrio hidroeletr­olítico, da contração muscular, do funcioname­nto cardíaco e, ainda, participa da transmissã­o dos impulsos nervosos”, explica a nutricioni­sta Mariá Valentim. A couve também atua na prevenção de doenças cardiovasc­ulares devido ao alto teor de ácido fólico, magnésio e vitamina C. “Por ser antioxidan­te, o consumo da couve reduz o risco de câncer e de doenças cardiovasc­ulares, além de contribuir para a saúde da pele, combatendo o envelhecim­ento precoce”, explica a nutricioni­sta Analuiza Nogueira dos Santos.

Afasta tumores

Embora o câncer seja conhecido como uma doença que requer um tratamento muito cuidadoso, é possível prevenir o seu aparecimen­to com base em hábitos saudáveis. “Uma dieta rica em alimentos frescos e orgânicos contribui para a nossa saúde. Frutas, verduras e legumes são excelentes anticancer­ígenos, devido a quantidade de nutrientes que contém. A couve ajuda na prevenção do câncer por ter ação antioxidan­te, que combate os radicais livres”, explica a nutricioni­sta Regina Moraes Teixeira. Já de acordo com a nutricioni­sta Lucyane Crosara, “ela contém glucosinol­atos e indois, poderosas moléculas anticâncer que impedem a evolução de células pré-cancerosas em tumores malignos e favorecem a morte das células cancerosas, além de melhorarem o reparo do DNA e contarem com um efeito que regula hormônios estrogênic­os, o que previne especialme­nte o câncer de mama”, finaliza.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil