Malu

Golpes famosos

-

Os cibercrimi­nosos estão cada vez mais criativos, eles são capazes de tudo, por isso, é muito importante que as pessoas saibam se defender para evitar possíveis ataques”, comenta Antoniazzi. Como os golpes vão e voltam: ou seja, podem fazer vítimas mesmo depois de circularem por muito tempo, é importante conhecer algumas mentiras que já passaram pelo aplicativo!

Cosméticos de brinde

“No mês passado, circulou um golpe pelo WhatsApp en- volvendo a marca de cosméticos O Boticário pela segunda vez no mesmo ano. Os hackers enviaram mensagens para as vítimas oferecendo um vale-presente da marca válido para qualquer loja da rede. Para receber o cupom, era necessário responder umas perguntas e compartilh­ar a ‘promoção com mais dez contatos para o desconto ser liberado. No final, as vítimas eram direcionad­as para assinar um serviço pago de SMS e a baixar aplicativo­s contendo vírus”, lembra.

Outras marcas

“Datas temáticas são ótimas oportunida­des para o ataque dos criminosos. Na Páscoa, os criminosos ofereciam ovos de páscoa Língua de Gato, da famosa marca de chocolate Kopenhagen. Depois que as vítimas clicavam no link, tinham suas informaçõe­s pessoais roubadas, além de aparelho celular ou computador infectado por vírus. O McDonald’s também foi tema de golpe, no qual era oferecido um cupom de R$ 70 e, ao fazer o cadastro, as informaçõe­s eram roubadas e o dispositiv­o infectado. Nesse caso, mais de 100 mil pessoas foram afetadas em menos de 24h.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil