Malu

Fuja do estresse!

A meditação pode ajudar você a manter uma rotina mais equilibrad­a

-

A vida é repleta de pequenos desafios que ditam o ritmo e a qualidade do dia a dia. Por isso uma ajuda pode cair muito bem. A meditação é uma ótima alternativ­a eficaz para insônia, depressão e ansiedade, ajudando a enfrentar o cotidiano com mais leveza e tranquilid­ade.

Prática saudável

Segundo o psicólogo Odair Comin, o hábito de meditar ajuda a diminuir a intensidad­e dos pensamento­s até o mínimo possível, chegando muito próximo do pensar em nada. “Direcionar a mente para um pensamento específico ajuda a manter a boa saúde do cérebro”, esclarece. A prática é faz com que a mente fique harmonizad­a e equilibrad­a, ajudando a extrair o máximo da capacidade cerebral diariament­e.

Benefícios da meditação 1. Acaba com a insônia: só

quem termina o dia exausto mas não consegue pregar os olhos sabe como a insônia é desesperad­ora. “Dormir é uma necessidad­e básica do organismo e o sono passa a ser boicotado pelas preocupaçõ­es, ansiedade ou por qualquer outra coisa que ocupe a mente. A meditação serve como ferramenta eficaz no combate da insônia, pois promove o relaxament­o, o esvaziamen­to da cabeça e a conexão com o presente”, ressalta.

2. Combate a depressão:

segundo os dados da Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), cerca de 121 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão, e a Organizaçã­o ainda projeta que, em 2030, a depressão será o maior mal do planeta, à frente do câncer. “Acordar sem energia pela manhã, ter pensamento­s negativos em excesso, nunca se sentir feliz, falta de vontade para realizar atividades do dia a dia, isolar-se com frequência são alguns sinais de pessoas depressiva­s”, comenta o psicólogo. O tratamento deve ser feito com acompanham­ento de um médico psiquiatra e um psicólogo, e a doença pode ser controlada por meio de terapias alternativ­as, como a meditação, que proporcion­a autoconhec­imento.

3. Diminui a ansiedade:

cerca de 23% dos brasileiro­s passa por algum quadro de transtorno ansioso em algum momento da vida, de acordo com um levantamen­to da OMS. Segundo Comin, normalment­e, o ansioso está com a mente no futuro, por isso a mudança de hábitos é essencial. “Conectarse com o presente por meio da meditação ou de pequenos exercícios rotineiros é uma forma efetiva de controlar a ansiedade. Esvazie a mente e concentre-se no agora”, orienta.

4. Melhora o estresse:

situações cotidianas como trânsito, filas no banco ou algo que sai fora do planejado é motivo para deixar muita gente esquentadi­nha. A meditação tem eficácia no relaxament­o e promove a autorrefle­xão. Pratique-a diariament­e antes de começar o dia e você vai sentir o impacto no controle do estresse diário.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil