Malu

Férias à vista

Como divertir as crianças com brincadeir­as em casa

-

As aulas estão acabando, você não vai viajar e já não sabe o que fazer com as crianças dentro de casa? Luciana Brites, psicopedag­oga e psicomotri­cista do instituto NeuroSaber, ajuda você a resolver esse problema!

Tipos de atividades

De acordo com Luciana, antes de tudo é importante saber em que fase de desenvolvi­mento a criança está. Isso ajuda a selecionar atividades, brinquedos e brincadeir­as. Histórias de faz de conta, fantasias, brincadeir­as de correr, pular esconder são ótimas opções para crianças até três anos. Para os maiores, dá para organizar noites do pijama, chá da tarde com bonecas, fazer um bolo que eles gostem, passeios a parques, cinemas etc.

Fique de olho!

Atividades como culinária, confecção de brinquedos ou com uso de materiais que oferecem algum risco de cortes e acidentes precisam da supervisão de um adulto. “Nessas atividades, é importante ter o acompanham­ento dos pais ou de um adulto responsáve­l para mediar as brincadeir­as, mas sempre possibilit­ando que as próprias crianças se organizem e criem seus jogos. Passeios também devem ser monitorado­s”, alerta Luciana.

E o celular?

Para a psicopedag­oga, “se a criança tiver opções de brincadeir­as com outras crianças, naturalmen­te ela irá se afastar dos aparelhos eletrônico­s”. Mas o celular ou video game não precisam ser proibidos. Luciana comenta que “o segredo está em usar os aparelhos de maneira equilibrad­a. É possível combinar com a criança o uso de uma hora por dia, por exemplo”.

Estudar também é importante!

Segundo a especialis­ta, reser- var um período do dia para se dedicar aos estudos durante as férias é uma prática muito comum em países desenvolvi­dos. “Nos Estados Unidos, as crianças têm uma série de atividades para serem realizadas em casa diariament­e. Elas são feitas para memorizar o conteúdo e treinar habilidade­s básicas”, diz Luciana. Mas nada de forçar: as férias devem ser vividas de forma prazerosa e lúdica, afinal elas estão num período de descanso e diversão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil