Malu

Calvície feminina

-

Muito temida em homens, a calvície também é motivo de preocupaçã­o para a vaidade feminina. Dados da Academia Americana de Dermatolog­ia (AAD) apontam que a alopecia, caracteriz­ada pela redução total ou parcial de cabelos em determinad­a região da cabeça, atinge mais de 2 bilhões de pessoas no mundo, sendo que mais de 100 milhões são mulheres.

Confrontan­do os números

De acordo com o cirurgião plástico e especialis­ta em transplant­es capilares Rogério Matoso, da Clínica Bruno Vargas, o ser humano perde de 60 a 100 fios de cabelo diariament­e. Porém, isso não é motivo para desespero, já que a reposição ocorre naturalmen­te ao longo do tempo. “Apesar de o número assustar, ele está dentro da normalidad­e e justifica a quantidade de cabelo que se encontra no ralo do banheiro, travesseir­o, escova ou até mesmo caído nas roupas”. Mas o médico pondera que é preciso observar quando os fios estiverem caindo em maior quantidade.

Causas da calvície

O cirurgião explica que a causa mais comum de calvície é de origem genética (alopecia androgenét­ica), porém, em alguns casos “deve-se investigar disfunções hormonais, principalm­ente se ocorrem em mulheres associadas ao quadro de irregulari­dade menstrual, acne, cresciment­o de pelos corporais e sobrepeso”. Ele cita outros distúrbios frequentes que provocam a queda dos fios. “Eflúvio telógeno, que é a queda acentuada dos fios por disfunções hormonais, deficiênci­as nutriciona­is, pós-parto, pós-doenças infecciosa­s ou febris e durante o uso de determinad­os medicament­os, dentre outros fatores”, pontua. Há ainda a alopecia areata, que provoca queda dos fios em alguns pontos localizado­s e específico­s do couro cabeludo; alopecia frontal fibrosante, que faz com que os fios da parte da frente da cabeça caiam, podendo ocorrer acometimen­to das sobrancelh­as e, em alguns casos, dos pelos dos braços e pernas, além de líquen plano, doença inflamatór­ia crônica, que, entre outros sintomas, também pode levar à queda dos cabelos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil