Malu

Dermatite de contato

- Marcos Eduardo Fernandes, médico veterinári­o homeopata, psicanalis­ta e mestre em saúde pública pela USP. Site www.psicaveth.com.br

• É uma reação inflamatór­ia cutânea provocada pelo contato direto com uma substância ofensiva. Ela dividese em: dermatite de contato com irritante primário e a de contato alérgico.

• Os irritantes primários são: sabões, detergente­s, herbicidas, inseticida­s, produtos de limpeza etc. Embora a maior parte deles seja constituíd­a por agentes químicos, lesões cutâneas similares poderão ser produzidas por agressões térmicas e superexpos­ição solar.

• A dermatite por contato alérgico é causada por alérgenos em animais sensíveis, por exemplo alergia a comedouros de plásticos que causam lesões na região oral, alergia a cobertores de lã etc.

• O diagnóstic­o é simples e baseia-se no teste de eliminação da substância irritante ou alérgica e automatica­mente melhora das lesões de pele.

• Infecções oportunist­as por fungos ou bactérias agravam as lesões causando dermatites infecciosa­s que muitas vezes só melhoram com o uso de antibiótic­os e anti-inflamatór­ios que, dependendo da gravidade, podem ser utilizados de forma tópica (local) ou sistêmica (oral ou injetável).

• Produtos naturais à base de própolis (gel cicatrizan­te ou spray) são uma excelente opção para curar as lesões inflamadas das dermatites de contato e a utilização de shampoo e condiciona­dor podem atuar como um tratamento complement­ar ou até preventivo deste quadro.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil