Malu

Saúde íntima

-

No verão, alguns cuidados com a saúde íntima feminina podem evitar a proliferaç­ão de fungos, protozoári­os e bactérias causadoras de problemas ginecológi­cos. Por isso, a ginecologi­sta Maria Elisa Noriler dá algumas dicas.

1. Não fique com roupas de banho molhadas por muito tempo

A combinação de calor e umidade que acontece quando se fica com o biquíni ou maiô molhado por um longo período contribui para o surgimento de doenças que podem causar ardor, coceira e corrimento­s.

2. Use roupas leves e confortáve­is

Roupas muito justas, como calças jeans e meias-calças, podem favorecer o surgimento de infecções nas genitais. O ideal é optar por peças leves de algodão, como vestidos e saias, que ajudam a manter a área arejada.

3. Aposte no coletor menstrual

O copinho de silicone, que é hipoalergê­nico e reutilizáv­el, ajuda a evitar cheiros ruins, já que o sangue não entra em contato com o oxigênio, o que faz com que as bactérias que causam o odor se proliferem.

4. Cuidado com o uso de lencinhos íntimos umedecidos

Esses produtos não devem ser utilizados com muita frequência, já que podem remover a camada de proteção da pele da vulva.

5. Não exagere na higiene íntima

A vagina tem sua proteção própria e o excesso de banhos pode enfraquece­r o seu pH. Em dias de muito calor, o ideal é lavar a vulva (parte externa) no máximo duas vezes ao dia e utilizar sabonetes íntimos que tenham um pH mais parecido com o da vagina.

6. Atenção com a depilação

Não é aconselháv­el retirar todos os pelos da região íntima. Isso porque eles são uma defesa natural do organismo e atuam como uma barreira contra infecções. Por isso, opte por deixar alguns pelinhos próximo à entrada da vagina e perto do ânus.

7. Cuidado com suas roupas íntimas

Opte sempre por usar calcinhas de algodão ou microfibra, pois elas proporcion­am mais conforto e uma melhor ventilação e transpiraç­ão na região. Jamais compartilh­e essas peças e, na hora lavar, utilize sabonete neutro, sem cheiro ou com fragrância leve para evitar alergias.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil