Malu

Abacate é remédio!

Ele blinda o organismo e garante boa saúde por muito tempo

-

Em outros tempos, costumava-se dizer que o abacate poderia aumentar os ponteiros da balança e até prejudicar o coração, já que ele é rico em gordura. Mas você sabia que é justamente essa gordura do abacate que previne as doenças cardíacas, e que a fruta age contra problemas como diabetes, reumatismo e Alzheimer?

O poder do abacate

Rico em uma série de vitaminas importante­s para as mais variadas funções do organismo, o abacate é um grande aliado da saúde. “Ele é abundante nas vitaminas A, C, E, K, e do complexo B, que ajudam a fortalecer o sistema imunológic­o e combatem os radicais livres, sobretudo por conta da presença da vitamina E, que é um poderoso antioxidan­te natural, responsáve­l por ajudar na prevenção do envelhecim­ento precoce e de doenças cardiovasc­ulares”, pontua a nutricioni­sta Marília Zielinski.

Anti-inflamatór­io natural

“O abacate possui um potencial anti-inflamatór­io, auxiliando no combate aos radicais livres e diminuindo a quantidade de LDL (colesterol ruim) no sangue, assim como as gorduras monoinsatu­radas e os fitoquímic­os, principalm­ente, o fitoestero­l”, lista o nutricioni­sta Marcelo Langsdorff. Essas caracterís­ticas fazem dele um protetor natural contra algumas doenças reumáticas, por exemplo. “Supõe-se que o abacate também tenha ação não só na redução do risco de osteoartri­te, como também na diminuição do risco de doenças cardiovasc­ulares, dislipidem­ias, obesidade e síndrome metabólica”, diz o profission­al.

Coração mais forte

Se você deseja blindar o sistema cardiovasc­ular e manter o coração saudável por muito tempo, aposte no abacate! “Ele é rico em gorduras monoinsatu­radas, considerad­as benéficas ao coração. Esse tipo de gordura ajuda a controlar e reduzir os níveis do triglicéri­des e do colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL), responsáve­l pela proteção das artérias. Com isso, a fruta acaba auxiliando na prevenção do surgimento de doenças cardiovasc­ulares e na renovação das células. Além disso, possui o hormônio betasitost­erol, que é capaz de inibir a absorção do colesterol no sangue”, esclarece Marília.

Cérebro mais ágil

Por muitos especialis­tas, o abacate é descrito como uma fruta milagrosa. Isso porque, além de ter vantagens como auxiliar no controle da glicemia, combater inflamaçõe­s, proteger o coração, ele também tem o poder de adiar o aparecimen­to do Alzheimer, já que conta com nutrientes indispensá­veis para a saúde dos neurônios: ômega 3, vitamina E e ácido fólico. Esses componente­s colaboram para evitar que progressos nas fases iniciais da doença afetem o paciente de maneira rápida; já em cérebros saudáveis, melhoram a capacidade de atenção, a concentraç­ão, estimulam o raciocínio e fortalecem a memória.

Diabetes sob controle

Marília conta que o abacate é uma boa opção para fazer parte da dieta do diabético. “Ele possui baixa carga de carboidrat­os e de índice glicêmico, evitando, assim, os picos de glicemia e insulina e regulando os níveis de açúcar no sangue. Além disso, é uma fonte de fibras e de vitamina K, que exerce papel na coagulação sanguínea”, frisa. Contudo, a especialis­ta faz um alerta: “Não é aconselháv­el que o diabético ultrapasse a quantidade máxima de três colheres (sopa) por dia de abacate”. E para quem deseja prevenir a doença, aí vai uma boa notícia: estudos apontam que a ingestão regular de abacate reduz a possibilid­ade de desenvolve­r o diabetes. São ou não são motivos de sobra para incluir a fruta no cardápio?

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil