Malu

Esqueça o ex!

Dar fim a uma relação nunca é fácil, mas o pior é saber superar

-

Você já não gosta mais dele, não o quer de volta, mas basta a informação de que ele está feliz ou conheceu outra pessoa chegar até você para dar um jeito de reaparecer na vida dele? Você ainda insiste em mandar uma mensagem, em ligar ou fazer qualquer coisa para lembrá-lo de que você existe e que ainda exerce um certo domínio sobre ele? Isso é sinal de que você precisa aprender a esquecer o ex e seguir em frente! A psicóloga Ana Cristina Gato Rosa dá dicas de como deixar essa história para trás e recomeçar.

Passado é passado

Segundo a psicóloga, tudo começa porque “não estamos conseguind­o ser companheir­os de nós mesmos. Temos o costume de achar que nossa existência só tem sentido se nos dedicarmos à outra pessoa”. Acredite: é completame­nte possível viver sem aquele cara que fez parte do seu passado e, por algum motivo, não está no seu presente. E, se ele não está, tem um motivo. Não adianta querer esquecer o que fez vocês terminarem só para não vê-lo com outra pessoa. Você tem direito de ser feliz e ele também.

Aprenda a perder

“Para ser feliz, precisamos aprender a perder”, afirma Ana Cristina. Aceite, você perdeu e ele se foi, ou então ele perdeu e você se foi. “A ordem não importa, o que realmente interessa é que você não pode ser amarrar na vida de ninguém e muito menos deixar que alguém te prenda a um passado que não vai voltar. Existe um milhão de pessoas com um abraço tão quente quanto o dele e com uma transa ainda melhor. Deixe-o ir!”, diz.

Encontre outros braços para chamar de seus

Se ele conheceu gente nova, você também pode conhecer. “O amor de vocês morreu, mas você continua viva. Retire suas energias de quem não vai dar em nada e coloque em alguém que pode dar certo”, aconselha a psicóloga. Que tal parar de se preocupar com a vida dele e se ele está feliz e passar a procurar a sua felicidade? Encontre outro alguém para chamar de seu. “Permita-se ser feliz, revelar-se, amar-se, encontrars­e. O primeiro passo para encontrar alguém é encontrar quem somos e descobrir o que queremos”, orienta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil