Malu

Gravidez ectópica

Essa é a principal causa de morte no primeiro trimestre da gestação

-

Ao falar sobre sua gestação de gêmeas em entrevista ao Fantástico, a Ivete Sangalo comentou sobre suas dificuldad­es para conseguir engravidar. Dentre elas, a estrela passou por uma gravidez ectópica, problema que gera riscos à saúde da mamãe e a perda do bebê. O ginecologi­sta Edvaldo Cavalcante esclarece as causas, sintomas e tratamento­s desse tipo de gestação.

O que é?

A gravidez ectópica acontece quando uma gestação se inicia fora do útero. O embrião pode se implantar na tuba uterina, no ovário, na cavidade abdominal ou ainda no colo do útero. “Em uma gravidez normal, depois que é fertilizad­o, o óvulo percorre a tuba uterina para alcançar o útero, onde ele se abriga e se desenvolve. Na gravidez ectópica, a implantaçã­o pode acontecer em outros lugares que não na parede uterina. Esse tipo de gravidez é a que mais pode trazer complicaçõ­es perigosas para a mulher, pois a tuba é finíssima e não suporta o cresciment­o do embrião, podendo romper e causar hemorragia”, explica o ginecologi­sta.

Sintomas

Atraso menstrual, sangrament­o genital e/ou dor abdominal são grandes indicadore­s de risco para gravidez ectópica. Após a suspeita, exames como a dosagem seriada de beta-hCG e ultrassono­grafia devem ser realizados para a confirmaçã­o do diagnóstic­o. “O embrião não consegue sobreviver fora do útero, mas, mesmo assim, ele ameaça a vida da mulher. Por isso, é fundamenta­l chegar a um diagnóstic­o rapidament­e”, salienta Cavalcante.

Como tratar

De acordo com Cavalcante, há dois tipos de tratamento:

• clínico: consiste em usar medicament­os para inibir o desenvolvi­mento do embrião. É indicado para os casos em fase muito inicial, ainda sem batimento cardíaco do embrião.

• cirúrgico: é a remoção do em- brião. “Quando a gestação ectópica está na tuba uterina, tensase preservar a tuba para manter a fertilidad­e, mesmo sabendo do risco de uma nova gestação ectópica no local”, comenta o especialis­ta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil