Malu

Andreia Horta

-

Feminismo de época

“Eu acho que na década de 1920, nós temos Pagu, temos Tarsila, temos mulheres incríveis de vanguarda, não só de pensamento como de comportame­nto também. Acho que a década de 1920 está na vanguarda de muita coisa, como moda e literatura, as mulheres já estavam chegando com tudo. Acho que ‘encaretou’ depois, porque em 1920 estava muito bem.”

Romance de Lucinda na vida real

“Deus me livre, odeio disputa, tenho pavor. Eu sei a hora de tirar meu time de campo. Quando começa a disputa, eu vou embora imediatame­nte. Se o cara me quiser, beleza, se não, tchau pra ele.”

Luta pela igualdade

“Temos que ficar bem ligadas no que é desigual para lançar luz sobre isso, e falar mesmo sobre o que é o machismo e seus desdobrame­ntos. Uma ação machista não é só um cara bater ou estuprar uma mulher. Há uma série de violências. Por exemplo, um homem que não aceita quando uma mulher não quer mais ficar com ele, e faz uma violência moral, é de um machismo inacreditá­vel e, infelizmen­te, é muito comum. Quando falamos de empoderame­nto, não é nada que não deva ser igual, sobretudo em relação à liberdade.”

Cuidados com a beleza

“Não sei responder isso. Acho que uma coisa que me tranquiliz­a é que não estou interessad­a num padrão de beleza que ficou estipulado durante

“Não estou interessad­a num padrão de beleza que ficou estipulado durante muito tempo. Eu me libertei desse desejo e isso deixa minha vida mais fácil.”

muito tempo, que é ser magra, malhada, loira. Eu me libertei desse desejo e isso deixa minha vida mais fácil. A beleza existe na verdade. Quando vejo uma pessoa bela tentando ser o que não é, ela se enfeia imediatame­nte para mim.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil