Malu

Ela é poderosa!

Angélica defende o direito das mulheres de serem livres e respeitada­s no dia a dia

-

Angélica é uma mulher e tanto! Mãe de três filhos, Benício, de 12 anos, Joaquim, de 9, e Eva, de 5, ela faz questão de ensiná-los sobre respeito e igualdade. Numa conversa com Faustão, durante o programa dominical, ela contou que orienta, principalm­ente os meninos, que são mais velhos, sobre o assunto: “Como é que eu vou fazer com que os meus filhos cresçam valorizand­o a mulher, respeitand­o a mulher na balada? Acho que é um papel muito nosso, como mães, de educar os meninos para terem um olhar com mais doçura, com mais carinho para o outro ser humano. A gente não tem que se privar de nada, de se vestir legal e sensual para uma festa, por exemplo”. Malu bateu um papo com a psicóloga Heloísa Capelas para você entender mais essa visão e por que o feminismo é importante em sua vida.

Entenda o feminismo!

“A mulher é cuidadora, amorosa, organizado­ra, multitaref­a, gosta e sabe como colocar ordem; o homem é direto, assertivo, forte e tende a focar numa única tarefa por vez. São caracterís­ticas que predominam e não existe melhor nem pior. Na realidade, são habilidade­s complement­ares que podem trabalhar juntas e viver juntas de maneira harmoniosa e pacífica. O empoderame­nto feminino, então, está em alta para que as mulheres se apropriem disso: dessas habilidade­s, desse espaço, dessa capacidade que lhes é inerente. Mas que o façam de forma própria, e não mais ‘copiando’ o modelo masculino.”

Lugar para todos!

“Feminismo não é machismo ao contrário (nem ódio aos homens). A ideia não é tomar o lugar dos homens e repetir o jeito que eles se mantêm no poder; e sim adquirir respeito e espaço para que possamos assumir nosso lugar e o nosso poder.”

Sororidade: o que é isso?

“Sororidade é um termo que tem muito a ver com o momento que estamos vivendo e que, naturalmen­te, ganhou força com a questão do empoderame­nto feminino. Nós podemos discordar sobre os mais diversos assuntos, mas, se tivermos empatia e compaixão umas pelas outras, se compreende­rmos que todas temos intenções comuns (como a de não mais sentir medo e sofrer assédio), seremos capazes de construir juntas uma sociedade mais igualitári­a.”

 ??  ??
 ??  ?? Família unida: Angélica e Luciano Huck passam valores de igualdade entre os gêneros para os filhos
Família unida: Angélica e Luciano Huck passam valores de igualdade entre os gêneros para os filhos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil