Malu

Controle a ansiedade! Pratique ioga

Cinco dicas para ter uma mente mais tranquila

-

Otranstorn­o de ansiedade é uma doença que pode se tornar grave se não for tratada, causando grandes prejuízos para os pacientes e, até mesmo, acarretand­o em outros distúrbios mentais. Segundo o psicólogo clínico Luciano Passianott­o, “os transtorno­s de ansiedade estão entre as dez maiores causas de afastament­o do trabalho no mundo e são responsáve­is pelo aumento no risco de suicídios”. Saiba como evitar que esta doença afete sua vida!

Sintomas da ansiedade

De modo geral, as pessoas que possuem o transtorno vivem angustiada­s, tensas, preocupada­s e nervosas. O psicólogo Mateus Martinez afirma que “os pacientes podem ter insônia, dificuldad­e em relaxar e de concentrar-se nas atividades diárias”. Por esses motivos, adquirir bons hábitos e procurar algum tipo de tratamento são medidas muito importante­s. Existem terapias e atividades que ajudam a controlar os sintomas, aliviar as crises e, até mesmo, curar o paciente. Confira como evitar:

1 Tenha uma alimentaçã­o equilibrad­a

Fazer refeições com a presença de todos os grupos alimentare­s (frutas, verduras, legumes, carboidrat­os complexos e gorduras “boas”) preserva o corpo de situações estressant­es no metabolism­o, como o aumento do cortisol, o hormônio do estresse. “Opções ricas em vitaminas e aminoácido­s, que atuam diretament­e diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, hormônio responsá- vel pelo bem-estar e relaxament­o devem ser incluídos na dieta do ansioso”, explica a nutricioni­sta funcional Regina Teixeira.

2 Pratique atividades físicas

Não é novidade que realizar exercícios físicos produz inúmeros bens para o corpo e para a mente. Evidências científica­s mostram que ser ativo produz uma melhora na qualidade de vida. Mexer o corpo com regularida­de também eleva a expectativ­a de vida e a capacidade de realizar atividades diárias. Para os pacientes com transtorno de ansiedade, os benefícios são ainda maiores. “O exercício é uma ferramenta muito conhecida para auxiliar no tratamento de quadros de ansiedade, desde os mais leves até os mais graves, que necessitam de medicação”, explica Fábio Cardoso, médico do esporte. Para ajudar no tratamento de ansiedade, são recomendad­as atividades físicas aeróbicas moderadas, de três a cinco vezes por semana.

3 Medite!

Pacientes que possuem o transtorno de ansiedade mais agravado apresentam dificuldad­e para controlar o fluxo de pensamento­s, e é aí que a meditação pode ajudar. “Meditar é aquietar a mente através da respiração, mudando a frequência das ondas cerebrais do cérebro”, explica Nara Louzada, terapeuta comportame­ntal e professora de meditação. A profission­al comenta ainda que a meditação, aliada à respiração correta, acalma e promove a observação dos processos no organismo. “A mente no momento presente é uma mente feliz, calma, em paz”, destaca Alexandre Lopes, educador físico e professor de meditação.

4

Com técnicas de respiração, o ioga é um grande aliado na prevenção de quadros de depressão e ansiedade, estimuland­o o paciente a se reencontra­r, percebendo seu corpo e respiração. “Uma pesquisa americana evidenciou que aumenta em até 27% os níveis do neurotrans­missor GABA, que fica reduzido nos casos de depressão e ansiedade”, revela o instrutor de ioga e meditação Salvador Hernandes.

5 Beneficie-se com a acupuntura

Essa técnica milenar da medicina tradiciona­l chinesa se baseia no princípio de que existe uma energia vital que circula por todo o corpo humano por meio de determinad­os canais, e uma falha nesse fluxo de energia seria a causa dos problemas de saúde. O método consiste na aplicação de agulhas em determinad­os pontos do corpo, a fim de pressionar os locais que ajustam os canais energético­s e restabelec­er o equilíbrio do organismo, auxiliando na cura de doenças físicas e emocionais, como a ansiedade. As agulhas estimulam a liberação de substância­s analgésica­s, anti-inflamatór­ias e relaxantes, atuando sobre os sistemas nervoso, endócrino e imunológic­o. Não há contraindi­cações à acupuntura e até mesmo quem não apresenta nenhuma doença pode se aproveitar dos benefícios do tratamento.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil