Malu

Bete Mendes

-

Nova geração de atores

“Eu acho maravilhos­o! Eu e vários dos meus colegas sempre dissemos que era necessário ter disciplina. Percebíamo­s que as pessoas estavam muito aéreas um tempo atrás, e agora tenho visto um novo pessoal com muita vontade, se organizand­o, se preparando, se dedicando à leitura e testando várias vezes o linguajar, a postura... Isso é incrível.”

Voltar ao horário das 18h

“É uma delícia! A última novela que fiz na Globo foi Flor do Ca- ribe, que também era às 18h, e adorei fazer. Acho que o Jayme (Monjardim, diretor) e toda a equipe tiveram a percepção de que precisamos de histórias de amor, de se querer bem. Não que as outras histórias não sejam importante­s, mas é bom você ter uma história em que o elemento principal é o amor.”

Educação do povo

“Esse é um assunto delicado para falar, senão eu falaria 40 horas. Mas gostaria de deixar uma frase do magnífico Oscar Niemeyer, que recebi hoje: ‘Tem que ensinar nas escolas filosofia e história para as pessoas deixarem de ser burras e carneiros que seguem a todos’. Tiraram essas duas matérias, que são imprescind­íveis.”

Jovens militantes do Brasil

“Para mim e vários de nós que já passamos por muitos problemas, acho que a melhor coisa que existe é a democracia, e a luta pela democracia de forma organizada: saber se organizar para protestar, reagir, interferir. Hoje temos muitos instrument­os e vale pena usá-los além de ir para a rua. Alguns, como eu, devemos ser campeões de assinatura­s de petições. Eu participo dessa maneira, porque não consigo ficar quieta porque essa coisa é importante para mim. E eu desejo do fundo do coração que possamos sair desse buraco antes que se acabe tudo, porque estamos vendo o que está sendo feito.”

Relação com a tecnologia

“O Luis Fernando Veríssimo, que amo de paixão, diz que é pré-jurássico. E eu digo que sou pré-pré-jurássica (risos). Pela necessidad­e a gente acaba tendo que participar. Posto, compartilh­o... Aliás, é um vício danado. Eu acordo e já ligo o bichinho (celular) para ler as notícias.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil