Malu

Da horta para sua mesa!

Entenda a importânci­a de saber a origem do que você come

-

Há algum tempo muito se fala em Organismos Geneticame­nte Modificado­s (OGM) e alimentos transgênic­os. Afinal, o que são eles? Como eles interferem no seu organismo? Qual a relação dos legumes congelados com esses conceitos? Conversamo­s com especialis­tas que explicam tudo o que você precisa saber para cuidar melhor da sua alimentaçã­o.

Por trás dos termos

De acordo com Adriana Brondani, bióloga do Conselho de Informaçõe­s sobre Biotecnolo­gia, “um OGM, segundo a Lei de Biossegura­nça (11.105/05), é um ser vivo que teve seu material genético (DNA/RNA) modificado por engenharia genética. Já o termo transgênic­o, que não é definido pela lei, é um organismo que contém um ou mais segmentos de DNA ou genes que foram manipulado­s entre ou intraespéc­ie. Assim, o transgênic­o é um tipo de OGM, mas nem todo OGM é um transgênic­o”.

Mocinhos ou vilões?

Conforme explica Ricardo Ziani, coordenado­r de culturas da Agristar do Brasil, “até hoje não ficou comprovado nenhum malefício dos OGM à saúde humana, porém, cada país tem sua legislação a respeito do assunto. No Brasil, não é permitido o consumo in natura de alimentos transgênic­os, ou seja, o produto tem que passar por algum tipo de beneficiam­ento. Por exemplo: o fubá produzido com milho transgênic­o pode, mas o consumo desse milho in natura não pode”.

De olho na origem

“No Brasil, a legislação sobre o assunto exige que todo alimento industrial­izado tenha, em sua embalagem, o aviso que contém OGM. Geralmente, isso é feito por meio do símbolo de um triângulo amarelo com a letra T no meio”, informa Ziani. Outra forma de saber de onde vem o que você consome é a rastreabil­idade, que identifica o que é e como foi produzido o alimento, de onde veio e para onde vai (isso pode ser feito por meio de um código no rótulo). “A rastreabil­idade ajuda a população na hora de adquirir os produtos, pois pela internet é possível rastrear esse produto desde a origem e saber se realmente foi produzido seguindo as normas vigentes a respeito de uso de defensivos agrícolas elaborados pelo Ministério da Agricultur­a”, explica o especialis­ta.

Pode confiar!

Uma opção segura e confiável para as suas refeições são os legumes congelados

D’aucy . Eles não contêm OGM, pois o conceito da empresa é fornecer um alimento o mais saudável possível. Para garantir que isso aconteça, a D’aucy tem um forte controle sobre os seus produtores, acompanhan­do todos os processos desde o cultivo até a comerciali­zação. Além disso, a empresa trabalha com sustentabi­lidade, usando uma variedade adequada fazendo uma seleção dos campos mais propícios, o que permite o mínimo uso de defensivos. Todos esses controles permitem uma colheita com o melhor ponto de maturidade, garantindo máxima qualidade nutriciona­l e segurança alimentar. Que tal, então, experiment­ar uma deliciosa refeição à base de legumes congelados in natura? É só seguir a receita abaixo!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil