Malu

Higiene íntima

-

Problemas genitais decorrente­s do tempo quente podem interferir na saúde sexual feminina. Por sua posição anatômica, a vulva está sempre sujeita a trauma e oclusão, fato que aumenta o desequilíb­rio do ecossistem­a vulvar e vaginal. Saiba mais!

O que acontece

“Uma higiene inadequada favorece o aumento da temperatur­a e umidade locais. Essas condições físico-químicas da área genital se tornam um campo propício para o desenvolvi­mento de coceira, mau odor e irritação. Queixas muito frequentes se confundem com infecções, sem serem. Por outro lado, essas circunstân­cias promovem mudanças do ecossistem­a que, ao longo do tempo, poderão favorecer a instalação de quadros infeccioso­s reais”, explica o ginecologi­sta Paulo César Giraldo.

Como prevenir

A higiene íntima da mulher deve ser feita diariament­e, de preferênci­a duas vezes ao dia nos períodos mais quentes do ano. Outras recomendaç­ões são utilizar sabonetes de pH levemente ácido e optar por roupas íntimas de algodão. Além disso, diminuir o compriment­o dos pelos da aréa genital pode ajudar a evitar a proliferaç­ão de fungos e bactérias. “Portanto, fazer higiene regularmen­te é fundamenta­l para todas as mulheres, independen­temente da idade”, finaliza.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil