Malu

Transforme lixo em adubo

Especialis­ta ensina a realizar em casa o processo que ajuda o meio ambiente

-

Compostage­m é o processo de reaproveit­amento da matéria orgânica ( cascas de frutas e legumes, sobras de comida, talos de vegetais, cascas de ovos etc.), geralmente jogada no lixo, transforma­ndo-a em uma fonte de nutrientes que funciona como fertilizan­te. A técnica é muito utilizada na agricultur­a, e também pode ser reproduzid­a em casa para ser aplicada em plantas, hortas e jardins.

Amiga da natureza

Para Bruno José Esperança, diretor geral da floricultu­ra Esalflores, o processo de compostar é um grande aliado do meio ambiente, pois colabora com a redução dos resíduos orgânicos produzidos nas casas. “A compostage­m permite que o volume de compostos descartado­s em lixões diminua, além de evitar o uso de fertilizan­tes sintéticos”, explica Esperança.

Faça sua composteir­a

O processo de compostage­m doméstica exige apenas três caixas plásticas escuras (sendo uma com tampa), folhas secas, galhos pequenos, terra e cerca de 100 minhocas. As caixas são empilhadas em três níveis. Nas duas caixas superiores, será feita a compostage­m. Elas devem ter pequenos furos que farão a comunicaçã­o entre uma caixa e outra. A caixa inferior será utilizada apenas para coletar o resíduo líquido orgânico.

Passo 1:

forre o fundo da primeira caixa com as folhas secas e os galhos ou serragem. Esta primeira camada vai funcionar como dreno para a composteir­a.

Passo 2:

coloque a terra com minhocas e logo acima os resíduos orgânicos. É importante que os resíduos sejam cobertos com outra camada de folhas secas para contribuir com oxigenação.

Passo 3:

feche a caixa e coloque restos orgânicos diariament­e até que ela fique cheia. Assim que estiver completa, passe essa caixa para baixo e suba a segunda caixa para recomeçar o processo. Não é necessário inserir novas minhocas. “Após três meses, é possível coletar o húmus, que pode ser utilizado como adubo. Na última caixa é acumulado o resíduo líquido orgânico. Ele pode ser diluído e usado para regar plantas e hortas”, completa o especialis­ta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil