Malu

O poder do óleo de coco

-

Famoso nas dietas, o óleo de coco também é reconhecid­o como um produto excelente para cuidar dos cabelos. “As pesquisas desenvolvi­das com o óleo e seus benefícios no ramo da cosmética demonstram que ele veio para se consagrar como um ingredient­e fundamenta­l para os cuidados com a beleza da pele e dos cabelos”, garante a farmacêuti­ca Jackeline Alecrim.

Vantagens

Expor os fios à radiação ultraviole­ta sem a devida proteção pode promover danos ao cabelo. As cutículas capilares (parte externa do fio que fornece proteção) se abrem excessivam­ente, deixando as madeixas ressecadas, quebradiça­s e com frizz. O óleo de coco extravirge­m ajuda a restaurar as agressões do sol, do cloro da piscina, da água do mar etc. “É uma alternativ­a natural muito eficiente para salvar os cabelos. Vale lembrar que ativos de origem natural têm demonstrad­o capacidade de fornecer proteção térmica”, ressalta a especialis­ta. Além disso, o óleo se comporta como uma barreira, que diminui o risco de danos. Outra vantagem, explica Jackeline, é sua alta capacidade de aumentar a resistênci­a dos fios, prolongand­o a hidratação, evitando ressecamen­to e quebra.

Tempo de aplicação

Por se tratar de uma substância natural, o óleo de coco precisa permanecer nos fios por, no mínimo, quatro horas. “Estudos demonstram que esse é o tempo mínimo para uma absorção satisfatór­ia, podendo chegar ao tempo de 8 a 12 horas para uma ação completa. Por isso, é válido dormir com o produto. Não é necessário o uso de toucas térmicas, pois ele já possui alta capacidade de penetração”, recomenda Jackeline. Porém, “cabelos porosos tendem a apresentar cutículas abertas, absorvendo com maior rapidez o produto, enquanto outros tipos de cabelo, como os que passaram por alisamento­s químicos, a absorção é mais lenta. Dessa forma, a aplicação do óleo pode ser realizada à noite com remoção na manhã seguinte”.

Como aplicar

O óleo pode ser aplicado com massagem suave, inclusive na raiz. “É possível tratar a oleosidade excessiva utilizando óleos vegetais específico­s, como o óleo de coco. Este efeito ocorre devido a um mecanismo de resposta, onde a reposição de lipídios e nutrientes na fibra capilar reestabele­ce diminui a produção excessiva de oleosidade”.

 ??  ?? O óleo de coco extravirge­m é puro, sem adição de produtos químicos e 100% natural.
O óleo de coco extravirge­m é puro, sem adição de produtos químicos e 100% natural.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil