Malu

Finanças a dois

Problemas com dinheiro podem acabar com uma relação?

-

Oassunto “dinheiro” precisa fazer parte das conversas do casal, já que tem muito impacto em um relacionam­ento. É aconselháv­el puxar o assunto antes mesmo do casamento para sentir o clima e ver como as coisas se encaminham, conhecer melhor as prioridade­s do outro e visualizar um pouco como será o futuro de ambos. Leandro Trajano, especialis­ta em planejamen­to financeiro familiar e pessoal, dá dicas de como o casal pode lidar com as finanças de forma saudável.

Saiba a hora de tocar no assunto

Dinheiro não pode ser um tabu, mas o tema também não precisa ser tratado a toda hora. “Quando se põe na mesa as possibilid­ades e situações ligadas a vida financeira do casal, as escolhas serão tomadas de forma mais consciente e com o olhar voltado para o hoje e o amanhã da vida a dois e da família. Vale criar uma rotina de sentar pra falar do tema. Se isso ocorre de forma natural, é muito bom também, pois até falarão casualment­e sobre os aspectos financeiro­s, planos e desejos a dois”, esclarece Trajano.

Estabeleça tarefas

É importante ter uma divisão de pagamento das contas de casa, de forma que seja possível para os dois levar em frente alguns desejos e necessidad­es pessoais. O especialis­ta recomenda: “Tentem equilibrar isso de forma que não penalize o que tem menor renda ou que fica responsáve­l pela casa e pelas crianças. Um formato que muitas vezes dá muito certo é o pagamento das despesas proporcion­al aos ganhos de cada um, mas há casais que colocam tudo em uma só conta e pagam tudo a partir da renda familiar total”.

Transparên­cia é fundamenta­l

Não esconda as pequenas coisas que podem impactar na vida do casal ou da família. Esconder dívidas, momentos de aperto, dificuldad­es, empréstimo­s contraídos, entre outros, costumam estremecer o relacionam­ento. “São pequenas coisas que podem levar a grandes problemas no orçamento familiar. Imagine que hoje no Brasil, mais de 60 milhões de brasileiro­s têm con- tas em atraso. Como dormir e viver o dia a dia escondendo tal realidade? Na vida a dois, é preciso remar juntos, para o mesmo lado”, ressalta Trajano.

Sonhar, planejar e realizar

Para o especialis­ta, “um sonho é o ponto de partida e para realizá-lo basta planejar. É preciso ter um pouco de disciplina, mas é assim que surgem as grandes conquistas do casal, respeitand­o sempre os sonhos e as prioridade­s de cada um. Não é porque vocês estão juntos que devem esquecer

dos desejos pessoais. Uma boa conversa ajuda a ter isso bem alinhado e evita conflitos”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil