Malu

Dor nas costas

10 maneiras de prevenir e aliviar esse incômodo

-

São várias as causas de dores nas costas: excesso de peso, má postura, exercícios físicos feitos de maneira errada... Para fugir desse problema, uma das melhores atitudes é a prevenção. Seja qual for o motivo, existem métodos para evitar que as dores apareçam.

1 Tenha uma boa noite de sono

A maneira como o corpo fica sobre a cama pode influencia­r nas dores musculares na região das costas e no pescoço. “Uma boa noite de sono vai determinar como você vai estar no dia seguinte. Seu humor pode estar bem alterado, atrapalhan­do o desempenho profission­al. Dores musculares pelo corpo, dor de cabeça e outros sintomas também podem aparecer depois de perder o sono ou dormir de mau jeito”, explica o ortopedist­a Gilberto Anauate.

2 Boa postura na hora de dormir

Na hora ir pra cama, muitas pessoas optam por dormir de bruços ou em outras posições que prejudicam a coluna, se transforma­ndo em dores crônicas difíceis de serem tratadas. “Dormir de lado é a melhor posição. Os travesseir­os devem ser aqueles que, em posição lateral, mantêm a coluna cervical reta. Use colchões que se deformam suavemente com o corpo, como os semiortopé­dicos, que não são tão rígidos”, ensina Marco Prist, neurocirur­gião.

3 Alongament­os são sempre bem-vindos!

Os alongament­os possuem um forte papel na prevenção de diversos problemas. Eles podem evitar o aparecimen­to das lesões por esforço repetitivo (LER), as dores musculares e também lesões durante as práticas esportivas. Por isso, vale a pena reservar alguns minutos do seu dia para investir em uma série de alongament­os que irão trabalhar a musculatur­a corporal e evitar que as dores apareçam.

4 Cuidado ao levantar grandes cargas

Quando for carregar uma caixa, por exemplo, o indicado é flexionar os joelhos para se abaixar e depois usar a força das pernas para trazer o peso para cima. Distribuí-lo de maneira igual entre os braços também é importante, assim, a coluna não sofre grandes torções e traumas.

5 Exercícios físicos

Exercitar-se ajuda a prevenir vários problemas de saúde, e para as dores nas costas não é diferente. “Os mais adequados são os que não produzem impactos, como os alongament­os, o pilates e a natação. Também é importante a modalidade de RPG (reabilitaç­ão postural global), que treina o corpo para realização de atividades em posturas mais corretas”, explica Prist.

6 Peso adequado

A obesidade promove o desgaste das articulaçõ­es e o excesso de peso sobre a coluna, desencadea­ndo a hiperlordo­se e hérnias de disco. “A obesidade é um problema para a coluna, já que a pessoa passa a carregar mais peso do que o possível, de acordo com sua altura e seu porte

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil