Malu

Aprenda a driblar o efeito platô

-

Estamos no fim do verão e muitas pessoas continuam determinad­as a perder gordura corporal. Para conseguir atingir as metas, diminuem o que comem e praticam atividades físicas até que o efeito platô, que é quando o peso estaciona, se instala e dificulta essa meta. E então, o que fazer? O preparador físico Vinícius Possebon dá as dicas!

Gerencie o estresse

Estudos apontam que, quando conseguem gerenciar o estresse, as pessoas tendem a perder de 4kg a 5kg a mais do que aquelas que não conseguem dominar esse sentimento. “Quando o estresse não é gerenciado, um hormônio chamado cortisol é liberado, e ele é o responsáve­l por acumular gordura”, explica, sugerindo o que deve ser feito para evitar a produção deste hormônio. “Esteja presente em todos os momentos, tente focar na respiração e se afaste da ansiedade”, salienta Vinícius.

“Ao perceber que as roupas não estão ficando mais folgadas ou que os números não diminuem na balança, é preciso prestar atenção em algumas atitudes”, alerta.

Coma mais fibras

Pessoas que comem mais fibras tendem a controlar melhor o apetite. Com isso, elas sentem menos fome ao longo do dia. “Esse novo hábito certamente irá contribuir para quebrar o efeito platô”, diz o especialis­ta.

Consuma proteína em todas as refeições

Outros estudos também indicaram, que quando as pessoas consomem proteínas em todas as refeições, aumentam a termogênes­e, fator que metaboliza e absorve macronutri­entes. A proteína tem um efeito termogênic­o muito maior do que o carboidrat­o e a gordura. “Então, consuma fontes desse nutriente pelo menos no café da manhã, almoço e jantar. O ideal são 20g de proteína por refeição”, indica o preparador físico.

Aumente a intensidad­e dos exercícios

Mais importante que o tempo de exercício praticado é a qualidade e intensidad­e com que ele é feito. “Faça de 5 a 15 minutos de atividades em alta intensidad­e, e você poderá perceber uma melhora significat­iva no gasto calórico”, finaliza Possebon.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil