Malu

Posse responsáve­l

PARTE 1

-

Antes de integrar um filhote à rotina da família é preciso ter em mente alguns cuidados básicos para uma posse responsáve­l. Afinal, cães e gatos são seres vivos dependente­s que requerem dedicação. A veterinári­a Karin Botteon, da Boehringer Ingelheim, preparou algumas dicas sobre saúde, segurança e qualidade de vida aos filhotes.

Visitas ao veterinári­o

Assim como os seres humanos, cães e gatos também precisam de acompanham­ento médico pelo menos uma vez ao ano. O veterinári­o é o único profission­al capaz de identifica­r possíveis alterações de saúde no pet e ainda orientar o tutor com relação à prevenção de diversas doenças. Por exemplo: quando e como utilizar vermífugos, quais vacinas o pet deve receber e com qual frequência, e como evitar pulgas e carrapatos, que são parasitas que podem transmitir doenças aos pets.

Vacinação em dia

A vacinação é parte fundamenta­l dos cuidados com os animais de estimação, já que evita diversas enfermidad­es que podem ser fatais. Leptospiro­se, cinomose, hepatite infecciosa e parvoviros­e são alguns dos perigosos inimigos. Sem contar a vacinação contra a raiva, que além de obrigatóri­a, é um exemplo claro da importânci­a da prevenção. Neste ano, por exemplo, foram registrada­s poucas ocorrência­s de raiva no Brasil e a vacinação tem um papel importante nestes dados. No Portal da Saúde é possível verificar o Mapa da Raiva no Brasil, por meio de dados levantados pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

Vigilância constante

Ao sair para passear, os cães devem estar sob constante vigilância do tutor e fazendo uso de coleiras. Evita-se, assim, que o animal brigue com outros cães ou até coma alimentos jogados no chão e que podem gerar problemas sérios de saúde aos animais.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil