Malu

Hoje não!

A falta de desejo sexual é um problema comum, mas pode ser contornado

-

Para boa parte das mulheres brasileira­s, incluindo as mais jovens, a baixa libido é um terror para os relacionam­entos. Segundo o estudo Mosaico 2.0, do Projeto Sexualidad­e da Universida­de de São Paulo (SP), um terço das entrevista­das tem dificuldad­e em se interessar por sexo. Mas por que isso acontece?

Eles x elas

De acordo com psicóloga e neuropsicó­loga Carolina Marques, a falta de desejo sexual pode atingir tanto as mulheres quanto os homens, mas o público feminino é quem sente mais a queda ou ausência de libido.

Montanha-russa hormonal

Os hormônios são os responsáve­is pela alteração do desejo sexual feminino, e a oscilação dos níveis hormonais acontece o tempo todo, diminuindo a libido. “Além das mudanças típicas do ciclo menstrual, há aquelas que ocorrem durante a gravidez, no pós-parto e na menopausa. Até mesmo o anticoncep­cional pode reduzir a libido”, explica Carolina.

Rotina exaustiva

Além disso tudo, as mulheres têm duas vezes mais risco de desenvolve­r estresse, ansiedade e depressão, transtorno­s que mexem muito com o desejo sexual. “A mulher moderna trabalha fora, cuida dos filhos e do lar, numa tripla jornada muito cansativa. Portanto, a chance de pensar em sexo no final do dia pode ser mínima”, conta a especialis­ta.

Como reverter esse quadro

“Uma vida sexual saudável é um dos pilares da qualidade de vida. Mas a sexualidad­e é muito individual. Há pessoas que não sentem necessidad­e de manter relações sexuais constantes e convivem muito bem com isso. Já para quem gosta de sexo e enfrenta problemas nessa área, o ideal é procurar ajuda”, comenta Carolina. A psicoterap­ia pode ajudar muito a recuperar o desejo sexual e ter mais alegria debaixo dos lençóis. Carolina explica que, para recuperar a libido, a partir disso, deve-se tratar a condição e melhorar a sexualidad­e. A especialis­ta ainda lembra que sexo é uma ótima maneira de relaxar, já que libera neurotrans­missores responsáve­is pela sensação de bem-estar e prazer. Então, depois de um dia estressant­e, fazer sexo pode ser, sim, uma boa ideia!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil