Malu

Ninho vazio

A partida dos filhos crescidos causa tristeza, mas é possível superar

-

Você entra no quarto e seu filho não está mais lá. Na hora das refeições, é quase automático colocar o prato dele no lugar de sempre. Mas, então, você se lembra que ele já não mora mais com você. Uma mistura de solidão, tristeza e saudade é sentida por muitos pais ao viverem essa experiênci­a, conhecida como síndrome do ninho vazio.

O que acontece?

Neste momento, os pais sentem que perderam sua função, já que não há mais ninguém que precise dos seus cuidados. Marina Simas de Lima e Denise Miranda de Figueiredo, psicólogas e cofundador­as do Instituto do Casal, comentam que a saída dos filhos de casa irá demandar do casal um processo de adaptação à nova fase da relação. “Devemos lembrar que criamos os filhos para o mundo e não para nós. O dia em que eles irão deixar o ‘ninho’ e se aventurar no mundo irá chegar, mais cedo ou mais tarde, em todas as famílias”, ressalta Marina.

Eles saíram, e agora?

É preciso pensar que esse é o momento de escrever um novo capítulo na história da vida, tanto do casal quanto a individual. “Os pais devem lembrar que o filho também estará construind­o um novo capítulo em sua vida. É uma boa oportunida­de de dedicar mais tempo e energia a novas experiênci­as e projetos, e quem sabe descobrir um novo jeito de exercitar a paternidad­e e a maternidad­e de filhos adultos que vivem em casas diferentes das suas”, comentam Marina e Denise.

Como não sofrer

“É muito importante que desde cedo os pais deem autonomia aos filhos e se dediquem também a vida a dois, assim como a seus interesses e atividades pessoais. Casais que se dedicam exclusivam­ente aos filhos, deixando de lado sua individual­idade e des- cuidando do casamento, podem ter mais dificuldad­e em enfrentar a partida dos filhos”, refletem as especialis­tas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil