Malu

Vitamina D é saúde!

-

Ter uma rotina corrida dentro do escritório, muitas vezes, afasta as pessoas da exposição ao sol, contribuin­do para a falta de vitamina D no organismo. O sol e a alimentaçã­o são os responsáve­is pela vitamina essencial para a manutenção do tecido ósseo, além de diminuir a probabilid­ade do surgimento de outras doenças que aumentam o risco de fraturas no corpo.

Papel importante

A dermatolog­ista Marcela Vidal, do Hapvida Saúde, explica que a vitamina D contempla o bom funcioname­nto do sistema imunológic­o e metabolism­o ósseo. “Ela tem papel fundamenta­l na produção do osso saudável. Nas crianças sua falta pode ocasionar raquitismo e nos adultos contribuir para a osteoporos­e aumentando o risco de fraturas”, explica.

Sol na medida

A principal fonte de vitamina D está na exposição à radiação ultraviole­ta: aproximada­mente 15 minutos de banho de sol, três vezes por semana, sem utilizar protetor solar e expondo apenas 18% do corpo, como, por exemplo, usar uma camiseta e uma bermuda durante o período já é suficiente.

Vale ressaltar, que o ideal é evitar tomar ao sol nos horários entre 10h e 15h, quando a incidência de radiação aumenta podendo ser prejudicia­l à saúde em caso de exposição exagerada. “Porém, se com esta medida a pessoa não atingir os níveis adequados, deve receber suplementa­ção oral e não aumentar a exposição solar devido os riscos de desenvolve­r neoplasias cutâneas”, diz a dermatolog­ista.

Alimentos amigos

Além da exposição solar, existem alimentos ricos em vitamina D que podem ser encontrado­s com frequência na dieta dos brasileiro­s. Dentre eles estão peixes como o salmão, o arenque, a cavala e até mesmo o óleo de peixe. No entanto, a especialis­ta faz um alerta: “a participaç­ão da alimentaçã­o nos níveis de vitamina D do organismo é pequena”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil