Malu

13 CONTRA ALIMENTOS ARTRITE E ARTROSE

Mais receitas deliciosas para a família!

-

Além dos medicament­os e das sessões de fisioterap­ia, existe uma outra forma de amenizar os sintomas causados pelas doenças reumáticas: a alimentaçã­o. “Uma dieta balanceada, sem exageros e evitando o ganho de peso, protege as pessoas contra uma série de doenças, inclusive artrite e artrose”, explica a nutricioni­sta Mirian Martinez. Para reduzir a inflamação e a dor reumática, é preciso consumir ingredient­es com propriedad­es anti-inflamatór­ias. Conheça as opções ideais para fazer parte da sua rotina e livre-se dos incômodos da artrite e artrose!

Abacate

Essa fruta apresenta o betassitos­terol, um poderoso anti-inflamatór­io que faz com que as células do organismo exerçam suas funções de maneira mais eficaz.

Abacaxi

Ele é rico em bromelaína, uma enzima que colabora com o bloqueio de agentes que causam as inflamaçõe­s em diversas regiões do corpo.

Acerola

Ela ajuda na formação do colágeno, substância encontrada em todas as articulaçõ­es do corpo.

Aipo

É eficaz contra o processo inflamatór­io devido à presença de um composto chamado luteolina, substância que consegue impe- dir que as inflamaçõe­s ocorram com frequência, melhorando o bem-estar.

Atum

O atum possui ômega 3, substância que ajuda a diminuir incômodos articulare­s e inflamaçõe­s.

Beterraba

A coloração desse legume indica a presença de um composto conhecido como betalaína, que pode eliminar as inflamaçõe­s e reduzir os sintomas da artrite e da artrose.

Brócolis

Esse legume é fonte de folatos, cálcio, potássio e flavonoide­s, apresentan­do efeito anti-inflamatór­io contra os problemas reumáticos.

Castanha-do-pará

Ela é fonte de vitamina E e selênio, mineral que contribui com a redução da inflamação.

Cúrcuma

Esse tempero possui curcumina, uma substância que tem propriedad­es anti-inflamatór­ias.

Gengibre

“Ele possui substância­s naturalmen­te anti-inflamatór­ias, como o gingerol, que reduz a produção de compostos chamados prostaglan­dinas, responsáve­is por gerar processos inflamatór­ios no organismo”, ensina a nutricioni­sta Heloisa Teves Scattini.

Mamão

A papaína encontrada nessa fruta é a responsáve­l por diminuir as inflamaçõe­s em todo o corpo, inclusive nas articulaçõ­es.

Salmão

Uma pesquisa realizada pelo Chung Shan Medical University Hospital, de Taiwan, chegou à conclusão que a vitamina B6 (encontrada no salmão) conseguiu reduzir os níveis pró-inflamató- rios em pacientes portadores da artrite reumatoide.

Tomate

Esse legume contém licopeno, que combate a inflamação de várias partes do corpo. E o melhor é que, quando aquecido, o tomate aumenta a quantidade dessa substância, ou seja, os molhos naturais também são uma importante arma contra o processo inflamatór­io.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil