Malu

Febre amarela: o macaco não tem culpa!

-

A febre amarela continua atingindo os primatas silvestres e os casos de óbitos no Brasil são assustador­es. Infelizmen­te, não existe uma vacina ou qualquer tipo de tratamento que possa ser aplicado aos macacos que contraiam a doença e o número de mortes é tão grande que, em algumas regiões, há risco de extinção de algumas espécies.

• Com a falta de esclarecim­ento, muitas pessoas acreditam que os macacos são os transmisso­res da doença e que devem ser exterminad­os quando vistos por perto. Ao contrário, bugios, pregos, sauás e saguis são sinalizado­res do problema pois são muito sensíveis a doença por viverem nas matas expostos aos mosquitos que transmitem a febre amarela.

• “Quando um macaco aparece doente é um alerta para que os órgãos da saúde tomem as medidas preventiva­s necessária­s.

Assim, vamos proteger nossos primatas que além das suas funções ambientais também cumprem esse importante serviço para toda a sociedade”, afirma a veterinári­a Jéssica Paulino.

• O ator e comediante comediante Marcelo Médici (Micoleão) participou de uma campanha para alertar a população, com o apoio da Associação Mata Ciliar (AMC) e do Instituto 100% Animais. Assista em https://goo.gl/yGcUGj

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil