Malu

Varizes: mitos e verdades

-

Quem não quer ter pernas bonitas, né? Para isso, cuidar das varizes e dos pequenos vasos requer alguns truques especiais. Mas você sabe o que é mito e verdade sobre o assunto? Ricardo Brizzi, angiologis­ta e cirurgião vascular, explica!

Salto alto: se a pessoa já tiver propensão ao problema e o uso for excessivo isso poderá ocasionar varizes porque há um encurtamen­to da musculatur­a da panturrilh­a, que é a região responsáve­l por fazer o retorno do sangue para o coração. O ideal é usar um salto entre 2 e 4cm.

Depilação: a depilação não causa varizes, mas pode causar vasinhos nas pernas. Os vasinhos ocorrem nos capilares superficia­is e as varizes nas veias. Um não tem relação com o outro.

Musculação: usar muita carga não é recomendad­o, principalm­ente para quem tem varizes ou predisposi­ção. Já a musculação com pouca carga e muitas repetições ajuda no retorno venoso e evita varizes.

Gravidez: a maioria das grávidas pode ter varizes. Um dos fatores é o aumento da progestero­na que pode levar à dilatação das veias, além da predisposi­ção.

Exercícios aeróbicos: o principal vilão para o surgimento das varizes é o sedentaris­mo. Correr, caminhar, nadar, pedalar, pular corda são exercícios que ajudam o corpo a se mexer.

Anticoncep­cional: o uso pode desencadea­r varizes devido à carga hormonal. O medicament­o também aumenta a incidência de trombofleb­ite e de vasinhos por causa do estrógeno.

 ??  ?? “O inverno é a época do ano em que o tratamento das varizes é mais indicado, pois evitase a exposição ao sol”, afirma Brizzi .
“O inverno é a época do ano em que o tratamento das varizes é mais indicado, pois evitase a exposição ao sol”, afirma Brizzi .

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil