Malu

Tipos de gordura

-

Os temidos pneuzinhos podem ser compostos por gorduras diferentes. Na aparência não muda nada mas, na saúde, sim! Saiba quais são, o que causa e como acabar com ela para chapar a barriga e evitar doenças!

Gordura localizada

Oqueé:éagor duraque fica abaixo da pele, chamada subcutânea. “Pode ser identifica­da pelos pneuzinhos na barriga ou nas costas, pela flacidez ou culote, nas mulheres”, exemplific­a a médica Simony Chiaperini.

Causas: pode estar relacionad­o a maus hábitos alimentare­s e sedentaris­mo, mas sofre grande influência genética e do biotipo.

Riscos: apenas incômodo estético.

Tratamento: muitos casos podem ser resolvidos com reeducação alimentar e exercícios físicos. Porém, dependendo da região, alguns tratamento­s estéticos locais como lipoaspira­ção, drenagem ou massoterap­ia também são necessário­s.

Gordura visceral

Oqueé:éagord ura intra- abdominal, ou seja, elas e mistura aos órgãos do abdome.

Causas: está relacionad­a a fatores como obesidade, genética (histórico na família de diabetes, dislipedem­ia, hipertensã­o), sedentaris­mo, dietas ricas em gorduras e ingestão de álcool.

Riscos: doenças cardiovasc­ulares, hipertensã­o, síndrome metabólica, diabetes, entre outras.

Tratamento: acompanham­ento médico, pois é preciso tratar as doenças que levam ao surgimento dessa gordura e as causadas por ela. Exercícios físicos e reeducação alimentar (adoção de uma dieta pobre em gordura erica em fibras, que diminuiu a absorção da gordura) também são necessário­s

Como identifica­r

De acordo com a médica, a forma mais segura de identifica­r o tipo de gordura corporal é por meio de exames clínicos, como a medida da circunferê­ncia abdominal (máximo 90cm em homens e 84cm em mulheres) ou a bioimpedân­cia.

“Mulheres têm maior tendência a ter gordura localizada devido aos hormônios progestero­na e estrogênio. Os homens, ao contrário, possuem a testostero­na (produzida naturalmen­te pelo organismo), um hormônio conhecido pela ação anabolizan­te, o que dificulta a formação desse tipo de gordura”, explica a especialis­ta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil