Malu

Alcoolismo

O consumo de bebida alcoólica, se ingerida em excesso, pode passar dos limites da diversão e se tornar doença

-

Em O Outro Lado do Paraíso, Beth, a personagem de Gloria Pires, está passando dos limites com a bebida. Ela vai tentar ficar sóbria para doar o rim à filha, Adriana (Julia Dalavia), porém, terá algumas recaídas no meio do caminho. Esse descontrol­e mostra que ingerir álcool, para ela, não é mais apenas uma diversão, e sim uma dependênci­a. Malu conversou com a psiquiatra Ana Cecilia Petta Marques, que esclarece a situação pra você.

Mulheres que bebem

“A mulher ainda paga uma conta muito alta, pois carrega a vergonha de beber e é condenada pela sociedade por isso. E aí, se esconde. Não existem políticas preventiva­s e nem assistenci­ais que pensem suas especifici­dades, como por exemplo, ter que levar os filhos em um ambiente de tratamento. Na política do álcool, que não existe no Brasil, um capítulo especial deveria ser voltado para mulheres, mas estamos longe desta realidade. As campanhas preventiva­s poderiam ajudar e deveriam focar na vulnerabil­idade feminina voltada para o uso de todas as drogas. Na contramão, o que acontece é o aumento da propaganda e de produtos desenhados para mulheres, para que elas bebem mais.”

Como buscar ajuda?

“A entrevista motivacion­al é um recurso que profission­ais da saúde básica podem utilizar para fazer com que o bebedor problemáti­co passe na fase de contemplaç­ão para ação e busque ajuda. A família deve procurar ajuda e será orientada quanto à forma de encaminhar e acompanhar o usuário até um local especializ­ado.”

Etapas do tratamento

Fase 1: desintoxic­ação e diagnóstic­o da gravidade e das consequênc­ias.

Fase 2: prevenção de recaída para detecção dos fatores de risco e estabiliza­ção da doença.

Fase 3: manutenção para avaliação da autonomia.

Fase 4: seguimento e reinserção social ampla.

Vale intervir!

“É uma doença que afeta o entorno, então, vale intervir. Se houver risco para a vida do usuário, é possível até aplicar medidas mais duras, como levar involuntar­iamente para o tratamento.”

 ??  ?? Beth sabe que está passando dos limites, mas tem dificuldad­e em parar! Ela encontra na bebida a solução para seus problemas.
Beth sabe que está passando dos limites, mas tem dificuldad­e em parar! Ela encontra na bebida a solução para seus problemas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil