Malu

Atividade física para o coração

-

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil pessoas morrem por problemas do coração todos os anos no país, e 60% delas são mulheres. Porém, uma forma de driblar este problema é investindo em atividades físicas, que ajudam a fortalecer o coração, além de promover uma vida mais saudável.

Vida parada

Segundo a Organizaçã­o Mundial de Saúde (OMS), o sedentaris­mo é o segundo principal fator de risco de morte no mundo, associado, na maioria dos casos, a doenças coronárias. “A associação entre a vida sedentária e os eventos cardiovasc­ulares, como morte súbita, infarto e angina no peito, faz valer aquele velho ditado: ‘prevenir é melhor do que remediar’”, conta o professor de educação física Frederico Kempler. Por isso, atividade física orientada, aliada à alimentaçã­o balanceada são as medidas preventiva­s considerad­as como pilares para a boa saúde cardiovasc­ular.

Parte da rotina

Não adianta praticar exercícios de vez em quando. O professor salienta que eles só funcionam se feitos regularmen­te e por, no mínimo, 30 minutos. “Não adianta a pessoa gastar duas mil calorias em uma semana se ela não pratica atividade frequentem­ente. Atividade física não é vacina. O segredo é manter-se ativo”, explica.

Doenças emocionais

“O exercício físico regular mantém os músculos, articulaçõ­es e até ossos saudáveis, mas também proporcion­a um aumento da sensação de bem-estar, prevenindo a depressão e o estresse. 30 minutos de caminhadas diárias são uma ótima opção para começar. Pequenas trocas diárias também podem trazer benefícios. Opte sempre por escadas em vez de elevadores ou escadas rolantes. O ideal é não ficar parado. Procure sempre um auxílio de um profission­al qualificad­o”, finaliza Kempler.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil