Malu

Por trás do mau hálito

-

Você sabia que a halitose pode ser sinal de que há algum problema no seu sistema digestivo? Um deles é a A DRGE (Doença do Refluxo Gastroesof­ágico), uma condição na qual o conteúdo do estômago volta para o esôfago, podendo causar mau cheiro bucal. Entenda melhor!

Como acontece

O endoscopis­ta Luiz Henrique Mestieri explica que, depois de deglutido, o alimento chega ao esôfago. No final desse órgão há um músculo chamado esfíncter que funciona como uma válvula, abrindo apenas quando o alimento precisa chegar ao estômago, mas impedindo o caminho de volta. “Se esse esfíncter falha, ocorre refluxo do conteúdo do estômago para o esôfago, o que pode causar mau hálito”, completa.

Um sinal: azia

A azia, principal sintoma da doença do refluxo gastroesof­ágico, pode ocorrer com qualquer pessoa quando se come demais. Se isso acontece o tempo todo, porém, você pode ter DRGE. Na maioria das vezes, a doença causa apenas uma irritação no esôfago, mas podem ocorrer, em casos de refluxo mais frequente ou intenso, pequenos machucados na parte inferior do esôfago, a chamada esofagite, que é diagnostic­ada através de uma endoscopia. “A DRGE ainda pode causar pequenas erosões superficia­is, onde o contato prolongado do ácido com a mucosa do esôfago pode ocasionar feridas maiores (erosões) ou até mesmo

Tratamento

Os cuidados são indicados de acordo com a intensidad­e dos sintomas. Segundo Mestieri, em alguns casos são necessária­s mudanças comportame­ntais e dietéticas (idealmente sob a orientação de uma nutricioni­sta), podendo também associar remédios. “Nos casos mais graves é indicado iniciar um tratamento endoscópic­o ou cirúrgico. Mau hálito e a azia são os sinais mais visíveis, porém, alterações no processo digestivo podem ser o sinal de alerta para problemas muito mais graves e que requerem tratamento­s especiais”, conclui Mestieri.

 ??  ?? estenose (estreitame­nto do esôfago)”, complement­a o especialis­ta.
estenose (estreitame­nto do esôfago)”, complement­a o especialis­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil