Malu

Maquiagem infantil

Veja os cuidados necessário­s para garantir a saúde dos pequenos

-

OBrasil é um dos maiores mercados mundiais de cosméticos infantis. De acordo com dados da consultori­a Euromonito­r, o segmento passou de vendas anuais de R$ 2,7 bilhões em 2011 para R$ 3,9 bilhões em 2016. Produtos como shampoos, condiciona­dores e sabonetes infantis, além de produtos de beleza, já fazem parte do dia a dia de inúmeros brasileiri­nhos. Mas o crescente interesse nesse setor vem chamando a atenção de pais, médicos e autoridade­s sanitárias quanto à segurança desses produtos. Veja como cuidar dos seus pequenos!

Quando começar?

Segundo Luciana Brites, psicopedag­oga, e Livia Marques, psicóloga, não existe uma idade específica para deixar as crianças usarem os produtos, desde que eles sejam feitos especialme­nte para o público infantil. “Aos quatro ou cinco anos as crianças já pedem para pintar as unhas e passar batom, mas é necessário ter cautela e supervisão. A partir dos 12 anos você pode deixá-las usar maquiagens para adultos”, esclarecem.

As maquiagens para adultos podem fazer mal?

Todos os produtos para crianças devem seguir uma regulament­ação específica estipulada pela Anvisa e apresentar menos álcool e substância­s alergênica­s em sua composição. Luciana comenta que “a pele do adulto é diferente da pele da criança, que é mais sensível e está em desenvolvi­mento. Se os pais usarem a maquiagem adulta em crianças, eles precisam saber que essa maquiagem pode trazer alergias, por exemplo”.

Criança tem que ser criança!

A psicóloga ressalta que muitos pequenos querem usar maquiagem para se parecer com as mães. “Isso faz parte do desenvolvi­mento infantil, mas é muito importante que os pais coloquem alguns limites. Temos que tomar muito cuidado com a erotização infantil e deixar que a criança queira se parecer com o adulto pode ser perigoso se feito de forma exagerada. A criança deixa de viver a fase das brincadeir­as, que é muito importante para o seu desenvolvi­mento, para viver uma fase que não é a dela”, alerta.

 ??  ?? A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que os cosméticos infantis sejam usados a partir dos três anos de idade.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que os cosméticos infantis sejam usados a partir dos três anos de idade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil