Malu

Casamento x individual­idade

-

Para que o casamento continue saudável como nos tempos de namoro é preciso manter a individual­idade e perceber que cuidar de si é tão importante quanto cuidar do outro.

Respeito mútuo

“Para manter o espaço depois do casamento é preciso saber respeitar a sua própria individual­idade. Isso quer dizer que você continuará sendo um ser com gostos próprios e limites, mas que irá construir e iniciar um processo de troca junto a outra pessoa. Não é fácil construir um amor saudável, mas é muito gratifican­te poder sentir que há cresciment­o interior e paz sem perder a sua individual­idade”, afirma a psicanalis­ta Taty Ades.

Equilíbrio é a chave

Se a pessoa não mantém o seu espaço, alguns problemas podem começar a surgir, como a perda de autoestima, frustração, raiva ou sentimento­s de inseguranç­a frente ao outro. Porém, uma pessoa muito individual­ista pode acabar gerando problemas no dia a dia e levar a um casamento que caminha em direção ao divórcio. “O maior erro é o extremismo. Todo ca- sal deve encontrar um equilíbrio. A atitude egoísta afasta o outro, que sentirá que seu espaço não está sendo respeitado. Para que os limites sejam traçados sem egoísmo, é preciso pensar em doar e receber igualmente, dialogar e dizer o que pensa, conversar sobre o que não concorda, negociar, traçar metas. Uma vida de casal deve ser vivida a dois”, finaliza Taty.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil