Malu

Saída da maternidad­e

Quanto tempo é preciso esperar para voltar pra casa após o parto?

-

No último dia 23 de abril, nasceu Louis, o terceiro filho do príncipe William e de Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge. A notícia encantou ao mundo todo, que comemorou a chegada do herdeiro real caçula, mas outra coisa chamou a atenção das pessoas: a princesa recebeu alta do hospital sete horas após dar à luz. Essa conduta é correta? Quem responde é o ginecologi­sta e obstetra Élvio Floresti Junior.

Britânicos x brasileiro­s

Na Europa, os partos normais são mais frequentes. Por isso, as mulheres se recuperam mais rápido, ao contrário do Brasil, em que o número de cesáreas é mais alto. “Outra diferença é que lá existe uma equipe composta por obstetra, enfermeiro­s e neonatolog­istas que dão total assistênci­a à mãe antes e depois do parto por até 21 dias”, esclarece o médico. Já no Brasil, a recomendaç­ão é de parto em ambiente hospitalar, e a alta é dada pelo médico em, no mínimo, 24h após o parto.

O que é mais vantajoso?

“Desde que seja bem feito, ambos os casos são bons. Se o parto foi normal e espontâneo, em poucas horas o médico pode avaliar as condições maternas e fetais. Mas, como no Brasil essas avaliações e as condições hospitalar­es não são as mais adequadas, o fato de aguardar mais tempo para liberar a mãe e o bebê nos dá condições de uma melhor avaliação”, comenta Floresti Junior.

Por que o Brasil não segue o sistema britânico?

O especialis­ta ressalta que é necessário haver uma estrutura bem organizada para dar assistênci­a domiciliar às puérperas

(mulheres na fase pós-parto) e aos recém-nascidos com médicos, neonatolog­istas e enfermeiro­s. “Parece mais difícil, porém, isso elimina a estrutura de custo alto hospitalar e também diminui a incidência de infecção hospitalar”, finaliza.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil