Malu

Saúde oral dos pets

-

Assim como nós precisamos ter nossa rotina com a saúde oral, cães e gatos também necessitam de cuidados que incluem higienizaç­ão bucal e consultas regulares ao odontologi­sta veterinári­o. Com isso, são evitados problemas como doenças periodonta­is e mau hálito. Veja as dicas de Ricardo Cabral, médico veterinári­o da Virbac.

Doença comum

O problema bucal mais comum em cães e gatos é a doença periodonta­l. Definida como a inflamação de estruturas como gengiva, ligamento periodonta­l, cemento ou osso alveolar, apresenta diversos graus de intensidad­e e tem como principal causa a placa bacteriana. “No início, a placa pode provocar uma leve inflamação da gengiva, a gengivite que, se não for tratada, pode evoluir para uma periodonti­te grave, com reabsorção do osso alveolar e perda de dentes. Além disso, o acúmulo de bactérias pode cair na corrente sanguínea e levar a alterações sistêmicas”, alerta Cabral.

Invista na escovação

O veterinári­o explica que a escovação deve ser diária, pois as bactérias presentes na boca do animal podem se multiplica­r e formar uma placa. Mas, como nem sempre isso é possível, ele recomenda que a higienizaç­ão seja feita, no mínimo, uma vez por semana. O mercado oferece diversas opções de escovas de dentes específica­s para cães e gatos, com cerdas anatômicas e cabo mais alongado. Podem também ser utilizadas dedeiras de silicone ou gaze e, com os dedos, percorrer toda a superfície dental dos animais. “A pasta dental deve ser exclusivam­ente de uso veterinári­o, pois os cremes dentais humanos são ricos em flúor e sabões que, quando engolidos pelos animais, podem provocar problemas de saúde”, alerta.

De olho nos petiscos

Muitos tutores substituem a escovação dando petiscos para o seu pet. Segundo Cabral, é preciso ficar atento ao tipo de produto utilizado. “Petiscos resistente­s, em formatos específico­s, têm abrasivida­de que ajuda na remoção da placa bacteriana. No entanto, dependendo da textura e do tamanho, ele pode não ser resistente o suficiente para causar esta abrasivida­de e, o que é pior, acaba se acumulando nos dentes. Além disso, podem ser muito calóricos, prejudican­do programas de perda e manutenção de peso de cães obesos”, finaliza.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil