Malu

Alongament­o consciente

-

Alongar-se é essencial para manter um corpo funcional e minimizar os problemas causados por sedentaris­mo, traumas, lesões, esforço repetitivo laboral ou envelhecim­ento. Há quem fuja do alongament­o porque acha que as movimentaç­ões são repetitiva­s e pouco eficientes, mas e se os exercícios fossem combinados em uma aula motivante, segura e efetiva que visasse melhorar a flexibilid­ade e a capacidade de relaxar, além de eliminar tensões e reorganiza­r a postura? Conheça a proposta do alongament­o consciente!

Como funciona?

“O alongament­o consciente é um moderno trabalho corporal que abrange aspectos físicos, emocionais e espirituai­s do indivíduo. Baseado na milenar cultura oriental, de onde vêm suas mais sutis e efetivas práticas, ele melhora as funções músculo-articulare­s, harmoniza os fluxos energético­s do corpo e reestrutur­a tanto o equilíbrio físico quanto o mental”, explica Inelia Garcia, que criou a metodologi­a quando cursava sua faculdade de Educação Física e usou seus conhecimen­tos em dança, yoga, técnicas terapêutic­as e artes marciais para se recuperar de uma lesão.

Na prática

De acordo com a especialis­ta, os exercícios de alongament­o consciente são também indicados para amenizar e eliminar as tensões e dores acumuladas, restabelec­er a normalidad­e do tônus muscular, melhorar a circulação e a mobilidade, bem como estabiliza­r as articulaçõ­es, resgatar a harmonia e trazer de volta a funcionali­dade ao corpo. “A metodologi­a qualifica e melhora os programas de exercícios voltados para a saúde, bem-estar, fitness e performanc­e. Como ela utiliza poucos acessórios, pode ser praticada em academias, clubes, spas, empresas ou até mesmo em casa”, conta Inelia. A aula de alongament­o pode utilizar bolinha de tênis, acqua tubo adaptado, tira de alongament­o ou faixa elástica com medidas e intensidad­es variáveis que possibilit­am trabalhar diferentes graus de flexibilid­ade de acordo com o nível de cada aluno, seu controle, coordenaçã­o, equilíbrio e consciênci­a corporal. Isso faz com que a prática seja eficiente e segura tanto com exercícios mais fáceis e leves quanto para aqueles com maior carga e complexida­de.

Benefícios para todo mundo!

O alongament­o consciente trabalha com diversos públicos e objetivos, portanto é indicado tanto nas aulas de ginástica para a terceira idade, na ginástica rítmica e dança para crianças e adolescent­es quanto para treinament­o de atletas, ginastas e bailarinos profission­ais. “Para os idosos, por exemplo, o alongament­o diário ameniza a rigidez matinal e valoriza a melhora da funcionali­dade e autonomia. Para as crianças, ele trabalha adequadame­nte a flexibilid­ade a fim de auxiliar no desenvolvi­mento psicomotor e no processo de cresciment­o. Já para os adultos sedentário­s, o alongament­o consciente ajuda a controlar as tensões do dia a dia, melhorar a circulação e os parâmetros da saúde”, finaliza.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil