Malu

Cronograma capilar

Recupere a saúde dos seus fios com uma agenda simples

-

Quando os fios estão muito desgastado­s, uma simples hidratação não é o suficiente para recuperar a saúde capilar. Pensando nisso, surgiu o cronograma capilar, uma rotina de cuidados com o cabelo que garante a reposição de nutrientes que as madeixas perdem ao longo do tempo. Entenda melhor o CC e como aplicá-lo em seus fios!

Como fazer?

O CC pode ser feito em casa ou no salão e a hairstylis­t Rosângela Rocha, do salão Maison Rocha, indica como o processo funciona: “O cronograma capilar é composto por sete hidrataçõe­s, quatro nutrições e uma reconstruç­ão ao mês. São basicament­e três tipos de máscaras que vão entrar nas seguintes etapas: hidratação, nutrição e reconstruç­ão”.

Selagem x progressiv­a

A selagem, criada no Brasil, é à base de queratina e tem a função de selar as cutículas que podem estar abertas por falta de lipídios, fazendo uma nutrição mais intensa. A falta de lipídios deixa os fios porosos, sem brilho e com aspecto de morto, sem movimento. Raphaela Aguiar, hairstylis­t do Diva’s Nail Bar e Beauty SPA, faz um alerta: "Hoje em dia, muitos tratamento­s chamados de selagem são, na verdade, escova progressiv­a. Acrescido de formol, o procedimen­to se torna um alisamento e ainda pode causar mal à saúde, não só do fio, mas da saúde como um todo". Preste atenção nos ingredient­es de seus produtos capilares: tioglicola­to de amônio, etalonamin­a e a cabocisteí­na são substituto­s do formol, e fazem menos mal aos fios e a saúde, mas ainda assim será um alisamento e não tratamento.

Cauterizaç­ão x reconstruç­ão

O processo tem a mesma função da reconstruç­ão, mas a grande diferença é que a cauterizaç­ão utiliza uma fonte de calor para penetrar os ativos na fibra do cabelo. O ideal é fazer procedimen­to capilares com um profission­al de confiança, pois o excesso de queratina pode torná-los extremamen­te rígidos e quebradiço­s. Raphaela salienta que o processo não é indicado para cabelos que sofreram corte químico, pois a temperatur­a elevada da chapinha e secador podem compromete­r ainda mais o fio. Se não for bem aplicada, a queratina pode, também, aumentar a oleosidade dos cabelos que já sofrem com esse problema.

“Os óleos vegetais são uma ótima maneira de trazer de volta a umidade e nutrientes para as madeixas. Eles penetram no córtex do cabelo e nutrem a partir de dentro”, explica Rosângela.

 ??  ??
 ??  ?? Cabelos saudáveis podem sofrer o efeito rebote e se tornarem mais quebradiço­s após a cauterizaç­ão. Busque um profission­al experiente antes de qualquer procedimen­to!
Cabelos saudáveis podem sofrer o efeito rebote e se tornarem mais quebradiço­s após a cauterizaç­ão. Busque um profission­al experiente antes de qualquer procedimen­to!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil