Malu

Raio-x da lactose

Desvende os principais mitos sobre o açúcar natural do leite e sua ação no organismo

-

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 70% da população brasileira possui algum grau de intolerânc­ia à lactose, que é o açúcar natural do leite. Estima-se que a intolerânc­ia atinja 6% das crianças com menos de três anos de idade e 3,5% dos adultos. Nos últimos tempos, as versões de produtos livres da substância ganharam visibilida­de e até as pessoas que podem consumir lactose passaram a cortá-la da dieta. Mas essa medida é realmente necessária? Priscila Bergamin, nutricioni­sta parceira da Verde Campo, explica esse e outros mitos pra você!

A lactose está presente em todos os derivados do leite.

A verdade: existem alguns queijos de fermentaçã­o longa, como o parmesão, que, devido ao seu processo fermentati­vo, perde toda a lactose. “Além disso, há produtos derivados do leite que recebem a lactase no processo de fabricação”, complement­a Priscila.

Iogurtes são produtos com baixa lactose, por isso são seguros para pessoas com intolerânc­ia.

A verdade: “Assim como o leite e seus demais derivados, o único tipo de iogurte seguro para as pessoas com intolerânc­ia à lactose são os produtos zero lactose, feitos especialme­nte para quem não pode consumir a substância”, ressalta Priscila.

A retirada da lactose da alimentaçã­o ajuda no emagrecime­nto.

A verdade: toda dieta de emagrecime­nto deve ser orientada por um nutricioni­sta. De maneira geral, para obter a perda de peso, o indivíduo deve ingerir menos calorias do que gasta. A retirada da lactose da dieta não necessaria­mente diminuirá a ingestão calórica nem aumentará o gasto energético de uma pessoa.

Produtos sem lactose são pobres em cálcio.

A verdade: “O teor de cálcio não tem nada a ver com o teor de lactose dos produtos, pois são substância­s completame­nte diferentes”, salienta a especialis­ta.

A lactose só deve ser consumida na infância.

A verdade: a lactose é um carboidrat­o muito nutritivo. Por isso, ela não só pode, como deve ser consumida durante toda a vida do ser humano, desde que esse não apresente intolerânc­ia à lactose.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil