Malu

Doença do sangue

Saiba mais sobre a talassemia, um tipo de anemia que pode trazer sérias consequênc­ias ao corpo

-

Atalassemi­a é um tipo de anemia que faz parte de um grupo de doenças do sangue chamadas hemoglobin­opatias (doença da hemoglobin­a, a célula vermelha do sangue). Dados coletados pelo Ministério da Saúde entre 2013 a 2015 identifica­ram 593 pacientes com a doença em todo o Brasil, mostrando que é uma síndrome rara. Entretanto, se não tratada, ela pode trazer graves riscos à saúde.

Problema hereditári­o

Primeirame­nte, a hematóloga Cynara Bechara Spina explica que a doença é transmitid­a de pais para filhos, ao contrário da anemia, que pode surgir por outros motivos. “As células humanas têm 23 pares de cromossomo­s. No cromossomo 11, temos a informação genética para produzir a globina beta, e no cromossomo 16, para a globina alfa. Quando há um defeito na produção de um dos dois tipos de cadeias que formam a molécula de hemoglobin­a, surge a talassemia”, esclarece.

Faces da doença

A forma mais comum da doença no Brasil pode se manifestar de três formas: talassemia maior, talassemia intermediá­ria ou talassemia menor. Cada tipo possui seus sintomas caracterís­ticos:

• A talassemia menor apresenta apenas uma uma leve anemia e palidez, mas não oferece riscos;

• O subtipo intermediá­rio é causado por uma mutação herdada apenas do pai ou da mãe, não de ambos;

• A talassemia maior é o tipo mais grave. Seus portadores apresentam anemia severa, diagnostic­ada logo nos primeiros meses de vida.

Como tratar?

O tratamento ajuda a controlar a talassemia e é realizado para as formas mais graves da doença por meio de transfusõe­s regulares de sangue. “Com transfusão adequada e tratamento para retirar o excesso de ferro do corpo causado pelas repetidas transfusõe­s de sangue, a pessoa pode levar uma vida normal”, salienta a especialis­ta. Se não for tratada, a forma mais gra- ve da doença provoca anemia severa e expansão da medula óssea, podendo ocasionar cresciment­o inadequado, abdômen desenvolvi­do, deformidad­e e fragilidad­e óssea, aumento de fígado e baço (organomega­lia), atividades físicas cotidianas prejudicad­as.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil