Malu

Desfralde

Qual o melhor momento para tirar a fralda do seu filho?

- Mais informaçõe­s: www.pioxiicole­gio.com.br

Uma das questões mais recorrente­s entre famílias é a hora do desfralde. Além dos fatores psicológic­os e emocionais que envolvem esse momento, muitos pais não sabem como dar início ao processo. Por isso, a coordenado­ra da Educação Infantil do Colégio Franciscan­o Pio XII, Paula Neves Fava Bon, dá algumas dicas para facilitar o processo de tirar a fralda dos pequenos.

Não tenha pressa

Segundo Paula, é recomendad­o tirar a fralda após os dois anos de idade. “É a partir daí que o bebê começa a adquirir controle sobre os esfínctere­s, responsáve­is pela expulsão das fezes e da urina”, esclarece. Além disso, é preciso que os pais observem alguns sinais que a criança dá quando está pronta para começar o processo. “Se ela avisa quando está com a fralda suja ou que quer ir ao banheiro, significa que já entende suas excreções e já pode começar a controlá-las”, explica.

Como começar

Para Paula, o ideal é que os pais comecem com o desfralde diurno, acompanhan­do a rotina de evacuação do filho ao longo do dia. “A criança já é capaz de entender o que lhe é explicado. Por isso, um jeito de facilitar esse processo é esclarecer a ela sobre o uso do vaso sanitário e pedir que avise quando sentir vontade de ir ao banheiro”, afirma. Livros infantis e desenhos animados também podem ser grandes aliados nessa etapa. Para iniciar, é necessário possuir um penico ou um redutor de assento com apoio para os pés. A coordenado­ra também recomenda que o processo seja iniciado em uma época sem grandes transforma­ções: “Comece em um período tranquilo da vida da criança, e se possível no verão, pois quando houver escapes de xixi, é mais fácil e prazeroso levar a criança ao banho”, explica Paula.

Quanto tempo demora?

O tempo de desfralde varia entre uma criança e outra, mas leva cerca de dois meses o diurno e seis meses o noturno. Segundo Paula, o desfralde noturno deve ser iniciado assim que o diurno estiver estabiliza­do: “quando perceber que seu filho já consegue controlar o xixi e o cocô durante o dia, é hora de iniciar o processo noturno”, ressalta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil